sexta-feira, 27 de dezembro de 2013

Há 128 anos: o dia em que nasceu o Sahara espanhol




A 26 de dezembro de 1884, Espanha tomou sob sua proteção o Sahara Ocidental, que passou a chamar-se Sahara espanhol.

Os territórios da costa atlântica africana, entre os cabos Bojador e Branco, há muito que conheciam a presença europeia, quando os comerciantes portugueses do século XV navegavam até aí para trocar mercadorias com as caravanas de Guiné.

A região era composta por dois núcleos: Rio de Ouro e Saguia el Hamra. Em 1884, ante a pressão colonialista de franceses e ingleses em África, Espanha decidiu tomar posse daquele território.

O rei Afonso XII estabeleceu um decreto pelo qual declarava tomar sob a sua proteção o Rio de Ouro, na base de acordos concertados com os chefes das tribos locais. Espanha comunicou a sua decisão a todas as demais potências. A partir desse momento, o Sahara Ocidental converteu-se numa colónia a que se incorporou também Ifni e o cabo Juby para integrar aquilo que era designado por África Ocidental Espanhola.
 
Selo de 1024
A partir de 1958, o Sahara tornou-se uma província, com os seus próprios representantes nas Cortes. Até aos anos 70, Marrocos não reivindicou este território. Mas em 1975, aproveitando a agonia do general Franco, o rei marroquino Hassan II organizou uma invasão ilegal, a chamada Marcha Verde, que forçou a saída espanhola do território poucos meses depois (*), já com o rei Don Juan Carlos na chefia do Estado. Desde então, o contencioso do Sahara continua por resolver.

Fonte: La Gaceta


(*) Nota: De facto, tratou-se de um abandono mas a troco de contrapartidas comerciais importantes para o Estado espanhol, tanto na exploração dos fosfatos como da riqueza pesqueira da região. Os acordos tripartidos de Madrid de 14 de novembro de 1975, viriam a consagrar “o negócio”, pelo o qual o povo saharaui se viu despojado de poder exercer o seu direito à autodeterminação.

Sem comentários:

Enviar um comentário