quinta-feira, 13 de fevereiro de 2014

Baile mediático de transfugas para silenciar o povo marroquino

Ahmedou Ould Souilem, transfuga saharaui e ex-embaixador
de Marrocos em espanha, destituído "em silêncio" por Mohamed VI

O novo embaixador der Marrocos em Espanha acaba de receber a aceitação da sua acreditação. Toda a imprensa marroquina faz-se eco do acontecimento bem como da sua proximidade de relações com o rei Mohamed VI. Mas esta mesma imprensa não diz uma palavra sequer sobre as razões da partida do antigo embaixador, o transfuga saharaui Ahmedou Ould Souilem. Se a sua nomeação foi feita com grande pompa, a sua partida foi feita em segredo.

Ould Souilem foi instalado em Madrid com grande barulho mediático com a esperança que a sua designação contribuísse para mudar a posição da opinião pública espanhola maioritariamente solidária com o povo do Sahara Ocidental e principal fornecedor da ajuda humanitária que Marrocos procura cortar por todos os meios.

Parece que Ould Souilem desiludiu os seus novos patrões ao ponto de não ser incluído na nova lista de nomeações que levaram dois outros trânsfugas à presidência das Wilayas de El Aaiun e Smara.

Desde há mais de 20 anos que Marrocos coloca rotativamente os traidores saharauis entre os diferentes lugares da administração do Makhzen e as representações das organizações internacionais sem recolher o mínimo fruto da sua traição.

Rabat sabe bem que Omar Hadrami (em Smara) e Yahdih Bouchaab (em El Aaiún) não vão fazer melhor que Ould Souilem, mas a iniciativa visa acalmar a opinião pública marroquina que não cessa de criticar a gestão do dossiê saharaui pelo palácio.

Para os saharauis, "Samba comprou as cebolas, Samba vendeu as cebolas". O que quer dizer : "nada mudou"


Fonte : Diaspora Saharaui

Sem comentários:

Enviar um comentário