quarta-feira, 2 de abril de 2014

Armamento : França vendeu dois satélites espiões a Marrocos em 2013



Segundo várias fontes, a Airbus Space Systems e a Thales Alenia Space firmaram o ano passado um contrato de venda de dois satélites de observação a Marrocos.

Marrocos é a grande surpresa no ranking dos melhores clientes das indústrias de armamento tricolores em 2013. O Reino foi o 3.º do ranking das encomendas à França o ano passado, depois da Arábia Saudita (1,8 mil milhões de euros) e de Singapura. Tal classificação só pode ser fruto de um contrato excecional dada o limitado comércio entre Paris e Rabat em matéria de armamento.

Segundo fontes concordantes, Astrium (que se tornou a Airbus Space Systems) e a Thales Alenia Space (TAS), como contratante principal, firmaram o ano passado um contrato relativo à venda a Marrocos de dois satélites de observação do tipo Pléiades em duas fases (1 + 1). Um contrato de confidencial que nenhuma das partes interessadas (industriais e estatais) quis confirmar à "La Tribune", e cujo montante ascenderia a um  pouco mais de € 500 milhões, incluindo o lançamento.




Entrega da fragata FREMM

Entre outros contratos assinados com Marrocos em 2013, a MBDA ganhou uma série de pequenas encomendas para armar as fragatas multi-missão FREMM (DCNS) e Sigma (Damen) com mísseis MM40 Exocet block 3 (anti-navio), VL Mica (terra-ar ) e Aster 15 (antiaérea).

A semana passada, o ministro da Defesa, Jean-Yves Le Drian, presidiu na presença do irmão do rei de Marrocos, o Príncipe Moulay Rachid El Alaoui, à cerimónia de entrega da fragata multimissões FREMM Mohamed VI ao reino de Marrocos.“É a primeira unidade desta categoria que entregamos a um país amigo, sublinhou o ministro. O Reino de Marrocos é, desde 2008, o primeiro parceiro deste programa realizado numa cooperação franco-italiana”.

www.latribune.fr

Fonte: http://www.remmso.org/

Sem comentários:

Enviar um comentário