sábado, 31 de maio de 2014

Campanha Internacional contra o Muro da Ocupação Marroquina tem página web



A Campanha Internacional contra o Muro da Ocupação Marroquina do Sahara Ocidental inaugurou a sua própria página web (removethewall.org).

A página web, em quatro idiomas, contém uma introdução sobra a campanha, os antecedentes do conflito, uma abordagem histórica sobre a construção do muro marroquino no Sahara Ocidental bem como a sua estrutura e funcionamento, assim como os seus múltiplos efeitos sobre a população civil saharaui de ambos lados do muro.



O sítio web inclui também dados básicos sobre as minas no Sahara Ocidental e a situação das vítimas de minas terrestres e de restos explosivos da guerra que durou até 1991, além de estudos e documentos jurídicos relacionados com a legislação internacional sobre as minas terrestres e as bombas de fragmentação.

O muro de ocupação marroquino está polvilhado com mais de 7 milhões de minas, o que constitui um grande perigo para a população civil saharaui dos dois lados do muro, apesar da vigência do cessar-fogo supervisionado pela ONU no Sahara Ocidental, que entrou em vigor a 6 de setembro de 1991. Além das suas consequências políticas, legais, económicas, sociais, culturais, humanitárias e meio-ambientais, o muro representa também um crime persistente contra os direitos humanos do povo saharaui e um enorme obstáculo para o exercício do seu direito inalienável à autodeterminação e à independência.

A Campanha Internacional contra o Muro da Ocupação Marroquina do Sahara Ocidental teve início o ano passado e tem por objetivo reunir todo o apoio internacional possível para obrigar Marrocos a desmilitarizar o seu muro de ocupação, neutralizar e eliminar todo o arsenal de destruição que o mesmo contém, incluindo minas antipessoal e restos de explosivos de guerra.
(SPS)


Sem comentários:

Enviar um comentário