sexta-feira, 6 de junho de 2014

"A Tradição Musical Saharaui"



A tradição musical saharaui tem estado associada à mulher dada a importância do canto e da secção rítmica. A mulher saharaui aprende o Haul, um sistema musical original do mundo cultural Hassania , composto por oito modos melódicos e sete ritmos. Junto com as mulheres encontramos os poetas, que são na sua maioria do sexo masculino, assim como os guitarristas encarregados do acompanhamento do canto. A Interação entre os sexos na música saharaui é de interesse cultural e musical, com um valor social acrescentado, dadas as circunstâncias que prevalecem no povo saharaui como refugiados políticos no deserto de Hamada e o sofrimento em todas as classes nos territórios ocupados do Sahara Ocidental ocupado desde 1975.
 
Trab El Bidan

A cultura saharaui, o Azawan, estende-se por una extensa zona do deserto do Sahara, denominada El Bidan, ou Trab El Bidan, compreende o território do Sahara Ocidental, Mauritânia, o norte do Mali e o sudoeste da Argélia.

O haul é uma música criada com influências muito diversas — bereber, árabe, sudanesa — trazidas por caravanas que cruzavam o deserto de uma ponta a outra, e também uma influência negra, oriunda do Sul.

Para mais informação ver:

Sem comentários:

Enviar um comentário