domingo, 8 de junho de 2014

Noruega reitera o seu apoio ao direito do povo saharaui à autodeterminação




(Oslo) – 07-06-2014 - O ministro dos Negócios Estrangeiros da Noruega, Børge Brende, [do Partido Conservador] durante a sua comparência ante o Parlamento norueguês, reiterou a posição do seu país de apoio ao direito do povo saharaui à autodeterminação.

Em resposta a uma pergunta apresentada pela deputada e líder do Partido Liberal, Skei Grande, sobre o papel da Noruega na ativação do processo de descolonização do Sahara Ocidental, o chefe da diplomacia norueguesa assegurou que o seu país apoia os esforços da ONU com vista à procura de uma solução política justa e duradoura que permita ao povo saharaui desfrutar do seu direito à autodeterminação.

Børge Brende sublinhou a necessidade do respeito dos direitos humanos no Sahara Ocidental e destacou também que é essencial que a MINURSO assuma o seu mandato e as funções para que foi criada.

Relativamente aos recursos naturais saharauis o ministro norueguês disse que “enquanto nenhuma nação reconhecer a soberania de Marrocos sobre o Sahara Ocidental [esse país] não tem o direito a explorar os recursos naturais do território como se fossem seus”.

Nesse sentido, afirmou que a Noruega se comprometeu a cumprir as recomendações das Nações Unidas de não explorar os recursos deste tipo de regiões sem o consentimento e a aprovação da população local pelo que recomendo aos investidores noruegueses que não invistam no Sahara Ocidental", acrescentou o ministro.


Fonte: spsrasd

Sem comentários:

Enviar um comentário