domingo, 29 de junho de 2014

POLISARIO alerta ONU para as atividades ilegais de algumas companhias estrangeiras no Sahara Ocidental





A Frente POLISARIO alertou a ONU para a atividade de algumas companhias estrangeiras que estão levando a cabo a exploração e perfuração de petróleo e gás frente às costas do Sahara Ocidental.

Em carta enviada pelo SG da Frente POLISARIO, Mohamed Abdelaziz, a Ban KI-Moon, SG da ONU, o governo saharaui sublinha que este tipo de atividade é ilegal e constitui um grave desafio aos esforços desenvolvidos com vista a uma solução política aceite pelas partes que garanta a autodeterminação do povo saharaui.

O presidente saharaui pede ao titular da ONU a intervenção do organismo internacional para pôr fim a estas atividades que impedem o trabalho do Embaixador Ross na solução deste contencioso e solicita a Ban KI Monn que convide Marrocos e as empresas envolvidas em tais atividades ilícitas a retirarem-se imediatamente do Sahara Ocidental.

O governo marroquino renovou recentemente os seus contratos com a companhia norte-americana Cosmos Energy e a francesa Total para levar a cabo a exploração e a perfuração de petróleo e gás frente às costas do Sahara Ocidental.

SPS

FOTO: A companhia norte-americana Kosmos é uma das mais ativas na atividade ilegal de prospeção de petróleo e gás no Sahara Ocidental ocupado.

Sem comentários:

Enviar um comentário