quinta-feira, 31 de julho de 2014

Efemérides: Conselho de Segurança apoia o segundo plano de Baker para o Sahara Ocidental e Marrocos recusa-o

 
James Baker


Em 1997, Kofi Annan nomeia James Baker seu Enviado Pessoal para o Sahara Ocidental. A 31 de julho del 2003, o Conselho de Segurança vota por unanimidade o seu segundo plano de paz para a livre determinação do povo do Sahara Ocidental “como solução política baseada no acordo das duas partes”.

O segundo plano de James Baker previa a criação de uma entidade autónoma no Sahara Ocidental dependente de Marrocos com competências educativas, culturais e sobre os recursos pesqueiros, mas não em matéria de assuntos exteriores, defesa, interior, segurança, finanças, moeda, fronteiras e comunicações.

No plano figuram dois processos eleitorais: o primeiro para nomear a Autoridade do Sahara Ocidental, que seria o governo 'autonómico' que administraria juntamente com Marrocos o território saharaui e uma votação - ao fim de cinco anos a partir da assinatura do plano -, para decidir se se queria prosseguir com esse sistema de governo ou optar pela autodeterminação.

Marrocos aceitou o princípio imaginando que a Frente Polisario recusaria o novo plano, mas ao ver que os dirigentes saharauis aceitaram a proposta de Baker, Rabat nunca mais dele quis ouvir falar.

Uns meses mais tarde, em junho de 2004, o diplomata norte-americano atirou a toalha ao chão apresentando a sua demissão.



Fonte: Diaspora Saharaui

Sem comentários:

Enviar um comentário