quinta-feira, 10 de julho de 2014

Livros que vão perturbar o rei Mohamed VI




Os jornais e jornalistas às suas ordens vão ter trabalho redobrado nos próximos meses. Dois livros que se dizem perturbantes para o Makhzen e o rei Mohamed VI estarão nas livrarias na “rentrée”, em setembro e outubro de 2014.

O primeiro, que será lançado em setembro, é uma obra escrita por dois jornalistas, o marroquino Omar Brouksy, correspondente da AFP em Rabat - e a quem o regime marroquino recusa obstinadamente a conceder a sua acreditação, até que ele se submeta às suas ordens - , e o ex-diretor da AFP em Rabat, Ignace Dalle que, agora aposentado, se está borrifando para as vociferações e ameaças makhzenianas.

O livro, ditado com a chancela da Nouveau Monde Editions, deverá, segundo o Maghreb Confidentiel, abordar a « personalidade ambígua» do rei Mohamed VI e as suas «estratégias para manter o poder». Abordará igualmente «incidentes diplomáticos» do soberano com alguns dos seus mais próximos aliados, o EUA, a França e a Espanha, três países que amparam o regime aluita.

Por fim, em outubro, o livro do jornalista Ali Amar, antigo fundador e diretor do “Journal” semanário interdito pelo regime de M6 por ter arranhado os alicerces do regime, aparecerá também no mercado.

Editado pela Calmann-Lévy, o título da obra de Amar não pode ser mais revelador: “Mohamed VI, o crepúsculo de um rei”.

O autor promete revelações sobre o regime e o seu grande Manitu. Ele deverá explicar (a escolha condicional é porque não lemos ainda o livro), a forma como o regime entrará em colapso.

Como dizíamos no início: eis dois livros que vão dar grande trabalho à imprensa marroquina que, neste tempo de crise e de quebra de vendas, bem precisa de fazer valer a sua utilidade para tentar sobreviver.
Graças a quem? Graças a Omar Brouksy, Ignace Dalle e Ali Amar ! E, evidentemente, graças ao Makhzen !

Ali Lmrabet [diretor do sítio informativo marroquino Demainonline]

Nota: Recorde-se que no início de abril último foi lançado o livro do primo direito do rei Mohamed VI, o príncipe Moulay Hicham el Alaoui com o título «Journal d'un prince banni» e que lançou enorme pânico no Makhzen. Depois da edição francesa, anuncia-se já a próximo edição em língua espanhola.

A edição francesa livro pode ser lida em: 

Sem comentários:

Enviar um comentário