sábado, 5 de julho de 2014

Sahara : o Plano de Paz foi concebido pelos africanos e aprovado por Hassan II

  
O antigo presidente moçambicano Joaquim Chissano foi votado por unanimidade como Representante Especial para o Sahara Ocidental na Cimeira de Malabo

A decisão da União Africana de designar um representante especial para o Sahara Ocidental confirma a vontade desta organização continental de se implicar, e de uma forma mais ativa, na busca de uma solução justa e definitiva do conflito do Sahara Ocidental. Uma vontade já afirmada pelo Secretário-Geral da ONU, Ban Ki-moon, no seu relatório de abril de 2014 sobre a evolução da situação na antiga colónia espanhola invadida por Marrocos em 1975.

Segundo o SG da ONU (parágrafos 86, 87 e 88), a Presidente da Comissão da União Africana, Nkosazana Dlamini Zuma, convidou o seu Enviado Pessoal para o Sahara Ocidental, Christopher Ross, a deslocar-se a Addis Abeba. Enquanto a Frente Polisario e a Argélia exprimiram o seu apoio a esta ideia, Marrocos opôs-se-lhe vivamente.



Segundo a mesma fonte, num encontro à margem da 68.ª sessão da Assembleia Geral, Ross exprimiu à senhora Zuma o seu "reconhecimento pelo importante papel que Organização de Unidade Africana e mais tarde União Africana africana tinham jogado desde o início dos esforços desenvolvidos para encontrar uma resolução ".

"Em dezembro de 2013, um relatório da União Africana sobre a questão do Sahara Ocidental, acompanhada por uma carta subscrita pela Presidente, senhora Zuma, reiterava o convite ao meu Enviado Pessoal, foi distribuído aos membros do Conselho de Segurança. A Frente Polisario e a Argélia manifestaram de novo o seu apoio, Marrocos a sua oposição" acrescentou Ban Ki-moon no seu relatório.

O relatório do SG da ONU confirma a vontade da UA de reanimar um processo de paz que ela concebeu há mais de 20 anos e que foi obstruído por Marrocos no seu desejo de ditar a sua vontade à comunidade internacional.

Importa recordar que a designação do antigo presidente moçambicano Joaquim Chissano como Representante Especial para o Sahara Ocidental foi votada por unanimidade na Cimeira de Malabo. Nenhum dos países aliados históricos de Marrocos se lhe opôs. Marrocos é o único pais a recusar a decisão da mais alta instância do continente africano.


Sem comentários:

Enviar um comentário