sábado, 4 de outubro de 2014

Espanha: ofensiva marroquina em várias frentes




Enquanto vai vendo apertar-se a corda no seu pescoço sobre a questão do Sahara Ocidental, o rei Mohamed VI e o seu séquito multiplicam os ataques contra a Espanha. As frentes são várias e diversas, mas há já algum tempo que a batalha aqueceu e Marrocos não poupou nenhum esforço para aumentar a pressão sobre o governo espanhol. Tudo isso sob a bênção da hipocrisia de que as "relações com Marrocos são excelentes". Um ambiente que quem quer matar com um sorriso nos lábios.



Imigração sub-sahariana

Uma dessas frentes é a imigração sub-sahariana. As cidades espanholas são acossadas diariamente. As cercas de Ceuta e Melilla têm "freguesia" diariamente. Fotos de africanos sobre as cercas são agora o pão nosso de cada dia. Marrocos mantém um bom contingente de candidatos à imigração ilegal para a batalha com o vizinho do norte, como no famoso 12 agosto, em que mais de 2 000 subsaharianos conseguiram chegar à costa espanhola.







Pesca

A segunda frente, é a pesca. As condições em que o acordo de pesca entre a UE e Marrocos se desenvolve são ambíguas. A ratificação por parte de Marrocos parece ser mais labial do que efetiva. De acordo com o professor de Direito, Carlos Ruiz Miguel, o acordo não foi publicado no Boletim Oficial do Estado marroquino. Embarcações espanholas tiveram de atirar a toalha ao chão face à agressividade dos pescadores marroquinos que receberam ordens do governo central para evitar que os barcos espanhóis pescassem nas águas marroquinas.



Prospeções petrolíferas

A terceira frente, é a das prospeções. O governo das Ilhas Canárias acaba de declarar ter dado por findo o seu papel de interlocutor com Marrocos no que diz respeito às prospeções de petróleo que o país vizinho realiza há anos nas suas águas, nas águas do Sahara e no seu interior continental. Ante a arrogância marroquina, as Canárias relega esta missão para o governo central de Madrid.



Ameaça terrorista

A quarta frente é a ameaça terrorista. Marrocos multiplica as montagens vídeo, a fim de criar pânico em Espanha. A provocação chegou ao ponto de gravar marroquinos, alegados membros do ISIS, ameaçando reconquistar o Al Andalus. E receando que a mensagem não fosse entendida, fizeram-no em espanhol! Algo sem precedentes. Pura montagem dos laboratórios da DST marroquina. Tal como muitos vídeos anteriores que foram postados no youtube com objetivos bem estudados.



Catalunha

E, por último, uma nova frente se abriu na Catalunha, onde Marrocos faz saber que pode influenciar na decisão de seus súditos, no caso de se realizar um referendo sobre a independência da região. Neste contexto, as autoridades falam da construção de uma mesquita na Catalunha.

Tudo isso porque a Espanha ainda é a potência administrante de jure do território não autónomo do Sahara Ocidental e nos Acordos de Madrid fez questão de mencionar que a descolonização do Sahara só terminará quando a população nativa se pronunciar livremente sobre o seu destino. Marrocos quer que Madrid altere a sua postura.

Fonte: Noticias del Sahara

02 de outubro, 2014

Sem comentários:

Enviar um comentário