segunda-feira, 20 de outubro de 2014

Human Rights Watch denuncia mentiras de Marrocos



A Polisario acaba de assestar uma forte bofetada ao Makhzen. A Human Rights Watch, para a elaboração do seu recente relatório, reconheceu ter trabalhado com toda a liberdade nos campos de refugiados saharauis no sudoeste da Argélia, enquanto Marrocos a impediu de fazer o mesmo nos territórios que ocupa no Sahara Ocidental.

A primeira constatação da HRW é esmagadora para Rabat : «Contrariamente ao que Marrocos diz, poucos são os abusos cometidos contra os refugiados nos campos geridos pela Polisario».

A HRW é ainda mais explícita quando acrescenta «que existem casos mas que são exagerados por certas partes». O que é o mesmo que chamar de mentiroso ao Makhzen.

As liberdades de opinião, de associação e de movimentação são garantidas pela Polisario. Faz Marrocos o mesmo?

O relatório é também uma bela lição para Ban Ki-moon que, sob a pressão da França, há muito tempo coloca na mesma balança Marrocos e a Polisario nos seus relatórios em matéria de violações de direitos humanos. Durante anos, Ban Ki-moon colocou o carrasco e a vítima em pé de igualdade. Mas que importa? O povo saharaui está decidido a conquistar o seu direito custe o que custar. As novas gerações estão prontas a assumir esse combate.

HRW acentuou claramente a liberdade de deslocação dos refugiados saharauis. Há quase quatro décadas que lá estão, na sequência da bárbara invasão das hordas expansionistas de Hassan II, mas continuam dispostas a aí ficar porque se querem bater pelos seus direitos, e esse é o drama para Marrocos.

A organização humanitária norte-americana reclamou também que a MINURSO (Missão das Nações Unidas para o Referendo no Sahara Ocidental) reporte as violações dos direitos humanos tanto nos campos de refugiados como nos territórios ocupados por Marrocos.


Fonte: Diaspora Saharaui

Relatório da HRW em: http://www.hrw.org/node/126115

Sem comentários:

Enviar um comentário