quinta-feira, 16 de outubro de 2014

RASD firma novos acordos de prospeção mineira nos territórios libertados



Paris -  A República Árabe Saharaui Democrática (RASD) firmou, no passado sábado, 11 de outubro de 2014, o protocolo de sete (07) acordos sobre prospeção mineira nos territórios libertados com a companhia australiana Hanno Resources Limited, informaram fontes da  Instituição Saharaui de Petróleo e Minerais (SADRPMA‏).

A subscrição destes acordos foi feita em conformidade com as disposições da Lei de Mineração da República Árabe Saharaui Democrática N.º 02/014, aprovada pelo Conselho Nacional Saharaui a 26 de maio 2014.
                  
As sete licenças — 05 em Miyek e 02 em Agüenit —, preveem a prospeção de uma superfície de 14 mil quilómetros quadrados [área equivalente a metade da região portuguesa do Alentejo].

O presidente da entidade saharaui de Petróleo e Minerais, Ghali Zubair afirmou no decorrer da assinatura do protocolo que “estes acordos representam uma contribuição prática para o repovoamento dos territórios libertados e oferecem oportunidades prometedoras para a capacitação e operação no campo da mineração e uma forma de ganhar experiencia neste setor no nosso país".



Para  Ghali Zubair , a assinatura destes acordos  consagra o exercício da República  Árabe Saharaui como membro fundador da União Africana com plena  soberania sobre o seu território nacional reconhecida por dezenas de países do continente.

O diretor executivo da empresa Hanno Resources Limited expressou a sua satisfação pela assinatura dos acordos e acrescentou: “Estamos entusiasmados com os resultados obtidos até agora, e esperamos expandir as nossas atividades e promover a cooperação e ação conjunta com a República Árabe Saharaui Democrática "

Recorde-se que a RASD já concedeu oito (08) licenças para a prospeção de petróleo e gás a varias  empresas estrangeiras.

Nota: A 06 de julho de 2011, a Hanno Resources Limited apresentou os resultados de de quatro anos de prospeção ao abrigo do acordo de cooperação que mantinha com a RASD. Os resultados sugerem que a RASD tem um enorme potencial para a exploração de minério de ferro, ouro, metais base e de urânio.






Sem comentários:

Enviar um comentário