sábado, 18 de outubro de 2014

Sahara Ocidental / Argélia: os refugiados são confrontados com restrições aos seus direitos




A ONG norte-americana “Human Rights Watch” publica um relatório detalhado sobre a situação nos campos de refugiados saharauis geridos pela Frente Polisario localizados perto da cidade argelina de Tindouf.

 (Argel) – Os refugiados do conflito no Sahara Ocidental, que vivem há quatro décadas em acampamentos situados no deserto argelino, podem, geralmente, deixar os campos se o desejarem, mas são confrontados com restrições de alguns de seus direitos, declara a Human Rights Watch num relatório divulgado hoje. Os campos são administrados pela Frente Polisário, que reclama a autodeterminação do Sahara Ocidental, uma antiga colónia espanhola ocupada por Marrocos desde 1975.

O relatório de 94 páginas, intitulado "Off the Radar: Direitos humanos nos campos refugiados de Tindouf " é um dos estudos mais completos sobre este tema realizado por uma organização internacional de defesa dos direitos humanos.

O relatório apoia-se em entrevistas realizadas durante uma visita de duas semanas aos campos, bem como outras entrevistas recolhidas noutros lugares. A ONU realiza uma missão de paz no Sahara Ocidental mas, ao contrário da maioria das missões similares em outras partes do mundo, a MINURSO não efetua nenhum controlo regular sobre a situação dos direitos humanos, nem no território objeto de contestação, nem nos campos de refugiados.

Leia ou faça download do relatório em:

Sem comentários:

Enviar um comentário