segunda-feira, 8 de dezembro de 2014

Partido Liberal norueguês exige o fim da exploração e extração de petróleo ao largo da costa do Sahara Ocidental


Skei Grande, líder do Partido Liberal norueguês

Oslo (Noruega), 08 de dez 2014 (SPS) O Comité Executivo do Partido Liberal da Noruega aprovou ontem, domingo, uma moção pedindo às empresas estrangeiras para parar toda a exploração e extração de petróleo ao largo da costa do Sahara Ocidental, sublinhando que os investidores, através destas atividades, incentivam e legitimam a ocupação marroquina do Sahara Ocidental.

A moção pede também que as empresas estrangeiras se retirem do Sahara Ocidental, especificando que se trata de uma violação flagrante do direito internacional e, portanto, "qualquer negócio ou investimento de qualquer dimensão ou natureza é uma contribuição destas empresas para ocupação marroquina, rejeitada pelo povo saharaui ".

O Comité Executivo do Partido Liberal apela ao Governo da Noruega a rever os seus investimentos nas empresas envolvidas na exploração de petróleo no Sahara Ocidental, pedindo às Nações Unidas que apresentem um relatório sobre as violações que ocorrem nesta área. (SPS)

Nota

Fundado em 28 de janeiro de 1884, o Partido Liberal é a mais antiga agremiação política norueguesa. Na oposição, possui atualmente 9 dos 169 lugares do Parlamento norueguês.

Sem comentários:

Enviar um comentário