segunda-feira, 19 de janeiro de 2015

Paremos a ordem de expulsão de Espanha do saharaui Hassanna Aalia!




O Ativista saharaui Hasanna Aalia, condenado, à revelia, a CADEIA PERPÉTUA pelo Tribunal Militar de Rabat, acaba de ser notificado pelas autoridades espanholas de que não só NÃO lhe é concedido Asilo Político, como tem ordem de EXPULSÃO para Marrocos no prazo de 15 Dias, onde o espera a prisão por ser saharaui
  
Hassanna Aalia nsaceu em El Aaiún, Sahara Ocidental em 1988. Em 2010 participa ativamente no acampamento de protesto pacífico de Gdeim Izik. Por essa participação é julgado e sentenciado a quatro meses de prisão condicionada.

Em outubro de 2011 tem a oportunidade de viajar para o País Basco com uma bolsa de estudos para aprender o idioma. Quando lhe faltam dois meses para regressar a El Aaiún o seu nome aparece na lista de pessoas que vão ser julgadas pelos acontecimentos de Gdeim Izik e decide adiar o regresso ao seu país dado que as autoridades ocupantes marroquinas o prenderiam, solicitando então o asilo político ao governo espanhol.

A 17 de fevereiro de 2013 o tribunal militar de Rabat emite a sentença contra os 25 civis saharauis acusados de terem organizado Gdeim Izik, entre eles Hassana Alaaia que permanece no País Basco e é julgado à revelia. Desde então, percorre o território do Estado espanhol para dar a conhecer a situação de desamparo dos seus companheiros presos e a injustiça a que o regime marroquino submete diariamente o povo saharaui.

Hoje, 19 de janeiro Hassanna foi notificado de que a sua petição de asilo foi recusada e tem o prazo de 15 dias para abandonar território espanhol.

Exigimos à autoridade competente que reconsidere o pedido de asilo de Hassanna dado que se voltar ao seu país será castigado duramente pelas autoridades marroquinas e não voltará a sair da prisão no que lhe resta de vida porque é uma pessoa ativa politicamente e nunca deixou de lutar pacificamente pelo direito à autodeterminação do seu povo, luta que já lhe custou detenções e torturas em numerosas ocasiões.

____________________________

Entrevista a Hassana Aalia, realizada em julho de 2014 pelo jornalista Ezequiel García, do diario El Día de Carmona.


Fonte: CACHIS / Plataforma de Ação Internacional pelos Presos Saharauis de Gdeim Izik

Sem comentários:

Enviar um comentário