terça-feira, 20 de janeiro de 2015

Chantagem: «Marrocos quer que uma imunidade seja concedida pela França aos seus responsáveis» acusados de tortura




Marrocos quer que uma imunidade seja concedida pela França aos seus responsáveis em contrapartida do restabelecimento da cooperação judiciária e securitária entre os dois países, soube-se hoje de fontes próximas do ministério dos Negócios Estrangeiros marroquino. O ministro marroquino dos Negócios Estrangeiros, Salaheddine Mezouar, desloca-se esta semana a França para expor o ponto de vista do reino aluita.

Os acordos de cooperação judiciária entre os dois países estão suspensos desde 27 de fevereiro de 2014, decisão tomada por Rabat para protestar contra a apresentação de processos por «tortura» e «cumplicidade de tortura» contra o patrão dos serviços de informação Abdelattif Hammouchi. "É preciso que os responsáveis marroquinos gozem de imunidade em solo francês. E assim poderemos resolver as nossas divergências através do processo diplomático", disse uma fonte.

A Direção Geral de Vigilância do Território (DGST), que dirige Abdellatif Hammouchi, é frequentemente acusada pelas organizações de defesa dos direitos humanos de torturar militantes e indivíduos suspeitos de terrorismo, algumas vezes por conta da CIA norte-americana. Marrocos espera, por seu lado, que a França continue a apoiá-la no conflito fronteiriço do Sahara Ocidental. Paris deseja por seu turno restabelecer os laços com Rabat, mas igualmente com os serviços secretos de outros países, a fim de obter informações sobre pessoas suspeitas de terrorismo, e esse desejo é ainda mais forte após os ataques de Paris que fizeram 17 mortos.

O terrorista Amedy Coulibaly, abatido pelas autoridades francesas, efetuou várias deslocações a Marrocos antes dos atentados

Segundo a imprensa francesa, Amedy Coulibaly, abatido pelas forças da ordem durante uma sangrenta captura de reféns, teve várias estadias em Marrocos nos últimos anos. Laurent Fabius anunciou quinta-feira que se deslocaria «em breve» a Marrocos para tentar restabelecer a cooperação policial e judiciária entre os dois países, «necessidade absoluta» face à ameaça jihadista.


Por outro lado, um procurador do rei, Ilias Saloub, envolvido no processo muito contestado de Zakaria Moumni, o ex-campeão do munde de boxe thai, sequestrado pela DGST, torturado e condenado, e em seguida detido por 18 meses por perturbar a tranquilidade do Rei durante uma de suas viagens ao seu castelo de Betz, em França, lançou mandatos de captura contra… Zakaria Moumni e Adil Lemtalsi, os dois franceses de origem marroquina que acusam Hammouchi de «tortura».

Como é que a França irá responder a estas ordens de prisão, quando a justiça marroquina é criticada por seu excesso de dependência do poder executivo, como se pronunciou recentemente um tribunal do Texas, essa é a grande questão…

Fonte : Demain Online – web informativo marroquino independente


FOTO: Abdellatif Hammouchi, patrão dos serviços secretos marroquinos, condecorado pelo ministério espanhol do Interior

Sem comentários:

Enviar um comentário