segunda-feira, 26 de janeiro de 2015

Polisario apela ao Conselho de Segurança para pôr fim às perfurações ao largo da costa do Sahara Ocidental




Bir Lahlu (territórios saharauis libertados), 26 jan 2015 (SPS) O presidente da República Saharaui e SG da Frente Polisario, Mohamed Abdelaziz, apelou hoje ao Conselho de Segurança que intervenha para pôr fim às atividades de prospeção petrolífera da Kosmos Energy ao largo do Sahara Ocidental.

"Consideramos que os trabalhos de perfuração em curso da companhia norte-americana Kosmos Energy ao largo das costas do Sahara Ocidental ocupado constituem " provocações e uma ameaça para a paz e a estabilidade no Sahara Ocidental e em toda a região do Magrebe árabe", escreve o presidente da RASD em carta ao SG da ONU.

O governo saharaui reafirma que a atividade atual de prospeção de petróleo é ilegal e um entrave aos progressos com vista à organização de um "referendo livre e equitativo", como acordado entre as partes. (Ver relatório do Secretário-geral de 18 Junho de 1990, Doc. N ° S / 21360, parágrafo 47 (g).


Para o povo saharaui, "esta ação é uma violação do Direito internacional", sublinha o presidente da RASD que apela à comunidade internacional a assumir as suas responsabilidades em relação ao direito à autodeterminação do povo do Sahara Ocidental, última colónia em África. (SPS)

Sem comentários:

Enviar um comentário