quarta-feira, 18 de fevereiro de 2015

Javier Pérez de Cuellar possui uma conta secreta na Suíça



A notícia teve o efeito de uma bomba. Um ex-Secretário-Geral da ONU possui uma conta bancária na Suíça. Trata-se do peruano Javier Pérez de Cuellar, que presidiu a ONU, entre 1982 e 1991. Um nome que o povo do Sahara Ocidental não se esquece tão cedo. Acreditaram na sua integridade e confiavam nele. Ele conseguiu levá-los a assinar um acordo de cessar-fogo e um processo de paz que deveria conduzir a um Referendo no prazo de seis meses.

Um dia antes da sua partida, Cuellar decidiu conceder direito de voto aos colonos marroquinos para inclinar o resultado da consulta em favor de Marrocos.

Mais tarde, as autoridades saharauis irão compreender as razões para a ação do diplomata peruano. O jornal “El Pais” e a revista “Jeune Afrique” revelaram na época que Cuellar fora nomeado vice-presidente da empresa francesa Optorg, subsidiária do Grupo marroquino ONA, propriedade do rei de Marrocos.

Deste modo, as pressões da França e o dinheiro de Marrocos fizeram com que a mais alta autoridade da Organização das Nações Unidas traísse os seus compromissos para com o povo saharaui e para com a comunidade internacional.

Hoje, um novo escândalo eclodiu e que denuncia, uma vez mais, a imoralidade deste homem sem escrúpulos. O seu nome aparece na lista de clientes do banco HSBC. Numa das contas, estão mais de 8 milhões. Com toda a certeza que grande parte desse dinheiro veio de Rabat.

Fonte: Diaspora Saharaui

Sem comentários:

Enviar um comentário