terça-feira, 24 de fevereiro de 2015

Marrocos enterra cadáver de saharaui assassinado por colonos à revelia da família



As autoridades de ocupação marroquinas procederam este domingo ao enterro do cadáver do jovem saharaui Mohamed Lamin Haidala, assassinado por colonos marroquinos, sem o consentimento da sua família.

A família do jovem saharaui, que perdeu a vida no passado dia 8 de fevereiro num hospital marroquino, exige a abertura de uma investigação sobre um conjunto de exigências expressas na queixa número 09/3104/2015 entregue a 12 de fevereiro de 2015 ao procurador do rei do Tribunal de Apelação em El Aaiún.

Na queixa movida, a família reclama a detenção dos cinco colonos agressores, a audição das testemunhas e a investigação sobre o tratamento que o seu ente querido terá recebido no hospital onde perdeu a vida.

A família denuncia também que o seu filho foi detido e interrogado numa comissaria pela polícia marroquina sem terem atendido ao seu grave estado de saúde. E exige a autópsia do cadáver por médicos especialistas para aclarar as causas e saber ele foi objeto de tortura durante a sua detenção e interrogatório pela polícia marroquina.

Por último, pedem a prisão de Noufal El Hachmi e dos responsáveis da polícia judiciaria da denominada wilaya de segurança de El Aaiún.


(SPS)

Sem comentários:

Enviar um comentário