terça-feira, 24 de fevereiro de 2015

A União Europeia não participará no Fórum Crans Montana – afirma Presidente da Comissão da UE



O presidente da Comissão da União Europeia, Jean–Claude Junker, em carta de resposta ao Presidente da República Saharaui, Mohamed Abdelaziz, com data de 23 de fevereiro de 2015, afirmou que a União Europeia  não participará no Fórum Crans Montana, cuja realização está prevista para a cidade de Dakhla ocupada no próximo dia 15 de março de 2015.

O Presidente Mohamed Abdelaziz havia considerado a realização do fórum em Dakhla ocupada como ato provocatório e “um atropelo à realidade jurídica do Sahara Ocidental”, que “fomenta a intransigência de Marrocos e alimenta a tensão na região num momento em que a ocupação marroquina obstrui os esforços de paz”.

Também os chefes de Estado e de Governo da União Africana na sua XXIV Cimeira Ordinária realizada em finais de janeiro em Addis Abeba (Etiópia) fizeram um apelo ao boicote à reunião de Dakhla por constituir “uma grave violação do direito internacional” e ir “contra os esforços feitos pela Comunidade internacional para resolver o conflito no Sahara Ocidental, e que só poderá criar uma atmosfera de confrontação”.

Por seu lado, a Suíça, país onde foi fundado o fórum no complexo turístico de Crans Montana, no Cantão de Valais, também não participará na reunião. O Conselheiro Federal para os Assuntos Exteriores, Didier Burkhalter, advertiu os organizadores sobre a situação do território e a postura do Governo suíço em relação ao conflito do Sahara Ocidental. (SPS)


Sem comentários:

Enviar um comentário