quinta-feira, 5 de fevereiro de 2015

Preso saharaui "Abdel Hai Cheihb" morre na prisão marroquina de Tiznit




Tiznit (Marrocos), 04 /02/ 2015 (SPS) – Faleceu ontem, terça-feira, o preso saharaui "Abdel Hai Cheihb" na prisão da cidade marroquina de Tiznit, em consequência do agravamento do seu estado de saúde, negligencia e falta de cuidados médicos por parte das autoridades penitenciárias marroquinas, informa um comunicado do Coletivo de Defensores Saharauis de Direitos Humanos (CODESA).

Segundo o CODESA, o preso saharaui Abdel Hai sofrera várias enfermidades na prisão, sem que tenha tido tratamento ou cuidados intensivos fora do presídio.

O CODESA expressa preocupação pelo agravamento das condições nos cárceres marroquinos o que pode provocar mais mortes de presos saharauis devido à tortura, aos maus-tratos e à falta de cuidados médicos.

O CODESA responsabiliza as autoridades de ocupação marroquinas por todos os casos de morte que ocorreram ultimamente em várias prisões marroquinas.

Com este novo caso, o número de saharauis mortos em prisões marroquinas nos dois últimos anos  eleva-se a nove, sem que se tenha produzido a mínima investigação para determinar as causas dessas mortes e castigar os culpados.


(SPS)

Sem comentários:

Enviar um comentário