segunda-feira, 9 de fevereiro de 2015

« SwissLeaks », um escândalo mundial envolvendo numerosas personalidades entre as quais Mohamed VI rei de Marrocos


Mohamed VI possui uma conta secreta no Swiss HSBC Private Bank, identificada pelo n.º 5090190103. Entre outubro de 2006 e final de março de 2007, o saldo máximo da referida conta foi de 7,9 milhões de euros. «Peanuts» (‘amendoins’…) para uma personalidade cuja fortuna pessoal é avaliada em muitos… milhares de milhões !!!
Acontece que é ilegal a cidadãos marroquinos residentes em Marrocos, possuírem uma conta bancária no exterior ", escreve o ‘Le Monde’.

O jornal francês « Le Monde » revelou este domingo, a primeira parte de uma investigação que envolve várias personalidades num vasto sistema de evasão fiscal montado pelo banco britânico HSBC através da sua subsidiária Swiss HSBC Private Bank.

 « Le Monde, que investiga o caso HSBC desde o início, entrou no princípio de 2014 na posse de dados bancários mundiais, abrangendo o período 2005-2007, que estabelece uma fraude gigantesca à escala internacional", escreve o jornal francês que compartilhou esses dados com sessenta media internacionais.

Entre os envolvidos pelos primeiros elementos da investigação jornalística figura o Rei de Marrocos. "De facto, de acordo com documentos confidenciais obtidos pelo ‘Le Monde’, uma conta bancária em nome de" Sua Majestade o Rei Mohamed VI, partilhada com o seu secretário particular, Mounir El Majidi, foi aberta a 11 outubro de 2006 no HSBC Private Bank em Genebra ", informa o jornal.

"A identidade real refugiava-se atrás de um código interno (BUP para" parceiro de negócios") listadas nos livros do banco: 5090190103. Entre outono de 2006 e 31 de março de 2007, o período abrangido pelas listagens que pudemos consultar, a quantidade máxima no saldo da conta foi de 7, 9 milhões de euros. Acontece que é ilegal, a cidadãos marroquinos residentes em Marrocos, possuir uma conta bancária no exterior ", escreve o ‘Le Monde’.


Fonte: TSA

Sem comentários:

Enviar um comentário