sábado, 25 de abril de 2015

Ahmed Bukhari: “O último relatório anual de Ban Ki-moon sobre o Sahara Ocidental foi negociado com Marrocos”


Ahmed Bukhari

Nova Iorque, 04/24/2015 (SPS) – O último relatório anual de Ban Ki-moon sobre o Sahara Ocidental “foi negociado com Marrocos”, disse quinta-feira Ahmed Bukhari — representante da Frente Polisario junto da ONU — referindo-se ao contacto telefónico de janeiro passado entre Ban e o rei Mohamed VI de Marrocos, segundo declarações à Associated Press.

Segundo a AP, o enviado pessoal do SG da ONU para o Sahara Ocidental, Christopher Ross, não foi autorizado a visitar a região durante meses até essa chamada telefónica. “Confirmei que os relatórios ao Conselho continuariam a ser objetivos e refletiriam apenas os factos”, afirma Ban no seu último relatório sobre a conversa com o rei, acrescentando que, em resposta, o rei confirmou que Marrocos acolhia com beneplácito o regresso do meu Enviado Pessoal”. "Por seu lado, o rei disse que Marrocos dava as boas-vindas ao regresso do meu enviado pessoal", acrescentou.


"O grupo de pressão para a resolução do que tem sido chamado de último vestígio do passado colonial em África acusa chefe da ONU de não ter tido uma postura mais firme sobre o Sahara Ocidental durante o recente telefonema com o rei de Marrocos" acrescentou a mesma fonte, sublinhando que "no Sahara Ocidental está a única missão de paz da ONU, sem um mandato para monitorar os direitos humanos, enquanto os grupos de direitos humanos dizem que o Marrocos usa a violência para reprimir a dissidência".

Sem comentários:

Enviar um comentário