quarta-feira, 15 de abril de 2015

Forças de ocupação marroquinas atacam delegação de Direitos Humanos da ONU de visita a El Aaiún



A delegação do Alto Comissariado dos Direitos Humanos das Nações Unidas foi cercada durante cerca de duas horas pelas autoridades marroquinas na casa da ativista saharaui Aminetou Haidar na capital El Aaiún do Sahara Ocidental ocupado por Marrocos.

Segundo informação do ativista de direitos humanos Hmad Hamad, vicepresidente do CODAPSO (Comité de Defesa do Direito de Autodeterminação do Povo do Sahara Ocidental), depois de atacar brutalmente com pedras uma manifestação no bairro de Matala, em El Aaiún, as autoridades policiais marroquinas perseguiram algumas pessoas que conseguiram escapar das agressões refugiando-se na casa de Aminetou Haidar.

Na casa, a delegação da ONU estava reunida com membros do CODESA (Coletivo de Defensores Saharauis dos Direitos Humanos), a que Aminetou Haidar preside e com os advogados dos presos políticos saharauis.

A casa foi completamente cercada pela polícia marroquina e também há relatos de que os veículos da ONU foram apedrejados.

A delegação da ONU conseguiu finalmente sair escoltada pelo Conselho Nacional de Direitos Humanos de Marrocos e puderam regressar ao hotel onde está alojada. No entanto, o cerca à casa mantinha-se, com um forte dispositivo policial em todo o bairro.


Grandes manifestações na capital do Sahara Ocidental

Na tarde de ontem, El Aaiún, assistiu a várias manifestações contra a ocupação marroquina e as violações dos direitos humanos em diferentes bairros da cidade, no momento em que se encontra na capital ocupada do Sahara Ocidental uma importante delegação do Alto Comissariado dos Direitos Humanos das Nações Unidas.

A intervenção do aparelho repressivo ocupante causou dezenas de feridos entre os manifestantes. Os confrontos prolongaram-se na cidade até às 21 horas.


Sem comentários:

Enviar um comentário