terça-feira, 28 de abril de 2015

Tuiza. As Culturas da Jaima (tenda saharaui)




Tuiza. As Culturas da Jaima (tenda saharaui)
Até 30 de agosto, 2015 / Palácio de Cristal, Parque del Retiro - Madrid

O português Boaventura Sousa Santos e a moçambicana Maria Paula Meneses, investigadores e professores da Universidade de Coimbra, proferiram hoje uma magistral conferência sob o título: Epistemologias do Sul: a biblioteca colonial e os desafios dos estudos pós-coloniais. A conferência decorreu no âmbito do grande evento organizado pelo artista sevilhano Federico Guzmán, que se prolonga até 30 de Agosto, e que integra o Programa Cultural do Museu Rainha Sofia, de Madrid.





Frederico Guzmán teve a ideia de montar uma grande jaima (tenda saharaui) no interior do edifício histórico do Palácio de Cristal, no Parque do Retiro, em Madrid, e programar todo um vasto e diversificado programa cultural que se prolonga por vários meses. Aí nasceu uma réplica de um lar tradicional dos nómadas do deserto que, em vez de utilizar os tradicionais panos tecidos com pelo de dromedário, socorre-se das melfhas, os trajes originais da mulher do Sahara.



Tuiza, em hassania (a língua que se fala no Sahara Ocidental e em parte da Mauritânia), significa trabalho solidário coletivo; reunir-se, participar e construir algo entre todos. É essa a essência deste projeto de Federico Guzmán. Esta grande jaima apresenta-se como um espaço de hospitalidade e diálogo entre culturas. É fruto de uma colaboração com Donostia 2016. Uma vez encerrada a exposição no Palácio de Cristal, em Madrid, a jaima ganhará de novo vida no Museo San Telmo de San Sebastián.


Sem comentários:

Enviar um comentário