terça-feira, 23 de junho de 2015

Comité de Descolonização da ONU apresenta projeto de resolução sobre envio de Missão ao Sahara Ocidental




A sessão do Comité Especial de Descolonização da ONU sobre a situação da aplicação da declaração de concessão da independência aos países e povos coloniais decorreu segunda-feira, 21 de junho, com um forte debate sobre a possibilidade de enviar uma missão de investigação da ONU ao Sahara Ocidental.

Os debates centraram-se sobre um projeto apresentado pela Comissão que reitera a necessidade de enviar missões periódicas aos territórios coloniais, com o objetivo de facilitar a aplicação plena, rápida e eficaz da Declaração sobre a concessão da independência aos países e povos que ainda vivem sob o domínio colonial.

A resolução exige às nações que ocupam territórios que colaborem com as Nações Unidas para facilitar o envio das referidas Missões aos territórios coloniais, em consonância com as decisões das Nações Unidas sobre descolonização.

Durante o debate, o representante da Argélia pediu à Comissão que prossiga os esforços para pôr fim ao colonialismo antes do final de 2015, sublinhando que não há outra saída que conceder a independência aos povos que continuam sujeitos à ocupação.

O diplomata argelino destacou a necessidade de continuar a apoiar os povos colonizados, recordando neste contexto o apelo que foi feito no encontro de Maio passado e enfatizou a necessidade de enviar uma missão de investigação ao Sahara Ocidental para estudar de perto a situação.

Por seu lado, o representante da delegação marroquina expressou a sua preocupação pelo envio da missão de investigação ao Sahara Ocidental, ameaçando que a decisão terá graves consequências para o processo político auspiciado pelo Conselho de Segurança da ONU.
Foram vários os países que expressaram a convicção na importância de organizar com regularidade o envio de missões aos territórios coloniais a fim de indagar sobre a situação in situ nesses territórios.


Fonte: E. I. C. Poemario por un Sahara Libre


Sem comentários:

Enviar um comentário