quarta-feira, 26 de agosto de 2015

Mariem Hassan: deixou-nos a VOZ do Sahara




Já anunciada há alguns anos, a doença fez aquilo que quase em 50 anos o invasor marroquino não conseguiu: calar  a voz que foi o talismã da causa do povo Saharaui. Ainda que perdure para sempre o seu canto, as suas mensagens de esperança e resistência e a força que imprimem os seus versos na razão e na justiça que todos defendemos, a sua ausência física será uma marca que nos acompanhará: o seu sorriso e a sua voz  clamando no deserto da injustiça, conquistou os nossos corações e o carinho para sempre. A sua luta e o seu exemplo, serão a senda a seguir, por aqueles que que querem recuperar a terra roubada, a sua independência e liberdade.

Nas suas passagens por Portugal, a Mariem Hassan, sempre lembrou a AAPSO, que foi quase sempre o suporte das suas vindas ao nosso país. Recordamos, a suas actuações em Sines, no Festival Músicas do Mundo, na Festa do Avante, no Festival Islâmico de Mértola, no Adufe e no Marcelino Pão e Vinho em Lisboa, onde com a sua simpatia cativou e sensibilizou toda a gente. A sua simplicidade, ficou patente na entrevista que concedeu numa dessas vindas à Antena 1.

Parafraseando o nosso associado Sebastião Antunes (provavelmente um dos últimos a cantar com a Mariam), "a Mariam vai continuar a sua luta, a cantar, mas agora com menos sofrimento!".


Shukran Mariam!
AAPSO

Sem comentários:

Enviar um comentário