quarta-feira, 9 de dezembro de 2015

Exclusivo: O que Christopher Ross disse no Conselho de Segurança




Declaração [à porta fechada] de Christopher Ross, enviado pessoal de Ban Ki-moon para o Sahara Ocidental, terça-feira, ante o Conselho de Segurança da ONU.
A declaração foi publicada pelo diário digital norte-americano “Inner City Press” que cobre a atividade da Secretaria-Geral e do Conselho de Segurança e que sempre mostrou grande interesse pelo conflito do Sahara.


Eis aqui um pequeno resumo em português retirado da declaração de Ross:

“Todas estas partes interessadas coincidiram com a análise do Secretário-Geral sobre a dinâmica perigosa da região, entre outros fatores a necessidade de fazer frente à frustração cada vez maior nos acampamentos de refugiados. (…) O crescente interesse da comunidade internacional em resolver o conflito do Sahara Ocidental é evidente e bem-vindo, mas é possível fazer muito mais mediante um esforço sustentado pelo Conselho de Segurança e pela comunidade internacional em geral para persuadir as partes a iniciar negociações genuínas. Da mesma forma, seria fundamental reiterar o apoio do Conselho de Segurança à minha liberdade de movimento, como já o manifestou em reunião anterior, para permitir-me assim continuar familiarizado com as condições do Sahara Ocidental e impedir um precedente pouco desejável. [Ross alude às declarações à agência EFE, em novembro último, do ministro de Negócios Estrangeiros de Marrocos recusando que Ross possa de novo visitar o Sahara Ocidental]. Espero permanecer em contacto com os membros do Conselho de Segurança enquanto trabalhamos juntos para convencer as partes a entabular verdadeiras negociações sem condições prévias, tão breve quanto possível”.



Sem comentários:

Enviar um comentário