quarta-feira, 23 de dezembro de 2015

Para a Polisario, o sucesso de Podemos “reforçará” o apoio de Espanha ao povo saharaui




O ministro saharaui e representante da Frente Polisario na Europa, Mohamed Sidati, afirmou hoje que o sucesso de Podemos nas eleições em Espanha “vai consolidar o apoio de Madrid ao povo saharaui na sua luta pela descolonização do Sahara Ocidental e o seu direito à autodeterminação”.

“Atualmente, com o novo panorama político que se perfila em Espanha, em particular com o sucesso de Podemos, necessariamente, as coisas evoluirão a favor de um maior e mais decidido apoio à aplicação do direito internacional no Sahara Ocidental”, declarou Sidati à agência de notícias argelina APS.

Sidati, que participa no 14.º congresso da Frente Polisario, iniciado no passado dia 16 no acampamento de refugiados saharauis de Dakhla, próximo da Cidade argelina de Tindouf, referiu que todos os partidos espanhóis consideram que o Sahara Ocidental é um assunto de descolonização e que o Podemos “apoia de modo muito firme e claro a questão do povo saharaui”.

“Espanha, que não cumpriu os seus deveres para com o povo saharaui, enquanto antiga potência colonial, deve resistir às manobras marroquinas que tratam de subornar e impedir Madrid a desempenhar um papel ativo na resolução do conflito do Sahara Ocidental”, sublinhou.

O Partido Popular (PP) conseguiu nas legislativas de ontem, domingo,  123 deputados, seguido do PSOE, com 90; de Podemos, com 69; e de Ciudadanos, com 40.


Fonte: La Vanguardia / EFE

Sem comentários:

Enviar um comentário