domingo, 24 de janeiro de 2016

Dezenas de feridos saharauis na manifestação de 23 Janeiro em El Aaiún ocupada




Segundo a Rede Maizirat a partir da cidade ocupada de El Aaiún, as manifestações contra a ocupação marroquina que tiveram lugar na principal cidade saharaui ontem, dia 23 de Janeiro, foram reprimidas com brutalidade pelas forças ocupantes tendo deixado entre os manifestantes um saldo de muitos feridos. A Rede Maizirat cita que vários feridos foram evacuados para o hospital da cidade, entre ele várias pessoas de idade, tanto mulheres como homens.



Segundo aquela fonte, os manifestantes organizaram-se em duas manifestações, uma em solidariedade com os desempregados saharauis em greve de fome, a espoliação dos recursos naturais do território saqueados pelo ocupante marroquino e a política de marginalização dos saharauis.



A outra manifestação, com maior número de manifestantes segundo a Rede Maizirat,  contra a ocupação marroquina. Nesta manifestação os saharauis concentraram-se na avenida Smara, entoaram palavras-de-ordem contra o regime e exigiram e libertação dos presos políticos, o fim do saque dos recursos naturais do território e a realização do referendo de autodeterminação do povo saharaui. A Rede afirma que a Cidade continua tomada por fortes dispositivos policiais e de segurança marroquinos.


Informação do CODAPSO

O vice-presidente do Comité de Defesa pela Autodeterminação do Povo do Sahara Ocidental (Codapso), Hmad Hammad, informou que as manifestações realizadas ontem, sábado 23 de Janeiro, na Cidade, decorreram sob o lema do último XIV Congresso da Frente Polisario “Força, determinação e vontade para impor a independência e a soberania”.



Hmad informou que as manifestações tiveram lugar a partir das 17 hora Greenwich na cidade e que foram convocadas pela Coordenadora que aglutina todo o movimento associativo saharaui na cidade.



Afirmou que a avenida Smara foi um dos cenários onde o aparato policial, serviços secretos e forças auxiliares do regime de ocupação carregaram brutalmente contra os manifestantes para os dispersar. Segundo aquela fonte, o saldo da repressão causou dezenas de feridos.


Fonte: E. I. C. Poemario por un Sahara Libre / Original (árabe): Red Maizirat

Sem comentários:

Enviar um comentário