sábado, 23 de janeiro de 2016

Ministro dos Negócios Estrangeiros saharaui reúne com o seu homólogo argelino




O ministro de Negócios Estrangeiros da República Saharaui, Mohamed Salem Ould Salek, afirmou quinta-feira em Argel que os esforços das Nações Unidas para a solução da questão saharaui esbarram com os “obstáculos marroquinos”.

“Os esforços da ONU para a solução da questão saharaui esbarram antes os obstáculos de Marrocos”, afirmou à imprensa Ould Salek depois de ser recebido pelo ministro argelino dos Negócios Estrangeiros e da Cooperação Internacional, Ramtane Lamamra e afirmou que a Frente Polisario e o governo saharaui estão a trabalhar com as Nações Unidas para a descolonização do Sahara Ocidental, a última colónia em África.

O ministro saharaui pediu à comunidade internacional que assuma as suas responsabilidades para com o povo saharaui e o seu direito à livre determinação e à aplicação das resoluções da ONU.

Ould Salek agradeceu à Argélia e ao presidente da República argelina, Abdelaziz Bouteflika, pela sua “posição de princípio a favor da lei e legalidade da luta do povo saharaui e a de todos os movimentos de libertação no mundo e à luta dos povos pela independência “, afirmou.

O ministro saharaui disse que as suas conversações com o seu homólogo argelino  — que descreveu como “frutíferas”— se haviam centrado na “evolução da questão saharaui, a cooperação bilateral e a agenda da próxima sessão ordinária da União Africana (UA)”.

O tema da segurança e da paz, em que se inclui a questão do Sahara Ocidental, estará na agenda desta cimeira, recordando o dirigente saharaui que a última cimeira de Joanesburgo “pediu à ONU que marque uma data para a realização de um referendo para a autodeterminação do povo saharaui”.

O Sahara Ocidental, como membro da União Africana, concede especial importância à consolidação da paz e da segurança em África, à cooperação e colaboração entre os Estados membros e à intensificação dos esforços para promover unidade e a união entre os seus povos.

Fonte: SPS

Sem comentários:

Enviar um comentário