sábado, 9 de janeiro de 2016

Sahara Ocidental : O ACNUDH reage por fim ao escândalo Kompass




O príncipe jordano dignou-se finalmente receber uma delegação saharaui após o escândalo relacionado com o funcionário sueco Anders Kompass, encarregado da operações sobre o terreno do ACNUDH.

Emhamed Khadad, o coordenador saharaui junto da MINURSO e Maima Mahmoud, representante da Frente Polisario na Suíça foram recebidos quinta-feira pelo Alto Comissário para os Direitos Humanos da ONU, Zeid ibn Raad.14 meses após as escandalosas revelações colocadas online pelo misterioso hacker que agia sob o pseudónimo de Chris Coleman. Coleman denunciou os ‘complots’ de Anders Kompass contra o povo saharaui para impedir a monitorização dos direitos humanos no Sahara Ocidental por parte da MINURSO. Kompass fornecia ao embaixador de Marrocos na Suíça, Omar Hilale, informações e relatórios confidenciais da ONU sobre o Sahara Ocidental.

O diplomata marroquino conseguiu também recrutar Athar Sultan Khan, o chefe de Gabinete do Alto Comissário das Nações Unidas para os Refugiados, Antonio Guterres, o qual, imediatamente após as revelações feitas sobre o seu colaborador, recebeu Emhamed Khadad no seu escritório em Genebra. O Comissário para os Direitos Humanos acaba de o fazer com um atraso de 14 meses. Mais vale tarde do que nunca, diz o ditado.

Recorde-se que Anders Kompass está implicado igualmente numa história de passagem de um documento secreto da ONU sobre os capacetes azuis que operam na República Centro Africana. São acusados de crimes de violação de menores a troco de dinheiro e de comida. Kompass passou uma cópia do relatório às autoridades francesas.


O embaixador marroquino que conseguiu infiltrar os departamentos da ONU foi promovido a representante de Marrocos nas Nações Unidas. Rabat deseja que ele proceda às mesmas manobras em Nova Iorque.

Sem comentários:

Enviar um comentário