terça-feira, 5 de abril de 2016

Das Ilhas Virgens vem a resposta à pergunta do rei Mohamed VI



No seu discurso do trono de 30 de Julho de 2014, o rei Mohamed VI mostrava-se crítico face às realizações de Marrocos no domínio económico e social e interrogava-se "onde estava a riqueza" que emanava do seu país.

A resposta a essa sua questão chega de longe, do outro lado do Atlântico. Das Ilhas Virgens, mais precisamente e que lhe valeu um artigo do jornal Le Monde sob o título "O rei Mohamed VI ama as Ilhas Virgens".

Na verdade, para transferir o seu dinheiro para o paraíso fiscal das Ilhas Virgens, o Rei de Marrocos utilizou a empresa panamiana Mossack Fonseca para montar uma empresa offshore que mascara a legalidade.

As revelações feitas pelo denominado escândalo dos "Panama Papers" "permitem afirmar que o rei era o verdadeiro beneficiário da montagem".

O soberano marroquino utilizou esta trama para comprar um yacht de luxo, o Erga, rebaptizado El Boughaze, que ele utiliza nas suas deslocações privadas.

Os escândalos reais parecem acumular-se a uma velocidade vertiginosa. Há um ano, no mês de fevereiro, mais precisamente, outros documentos revelados e a que se deu o nome de Swissleaks revelaram a existência de uma conta bancária no banco HSBC Private Bank com o nome de código 5090190103.



Fonte : Diaspora Saharaui

Sem comentários:

Enviar um comentário