domingo, 9 de setembro de 2018

Prisioneiros políticos Gdeim Izik: a desculpa da soberania para justificar a tortura





Fonte – Por un Sahara Libre – 07-09-2018 - Um ano após a confirmação das suas sentenças, os presos políticos saharauis continuam a ser torturados nas prisões marroquinas, enquanto se aguarda uma nova decisão do Supremo Tribunal marroquino.

Esperar por esta decisão dá esperança aos prisioneiros, famílias e ao seu apoio. De facto, em 2016, a agenda política marroquina levou à anulação do julgamento do Tribunal Militar considerado injusto e ilegal por várias ONGs e instituições. Na realidade, essa anulação permitiu que o Reino de Marrocos argumentasse que os prisioneiros não tinham esgotado os recursos internos e, por isso, impedido a aplicação de decisões da ONU, como a do Comité contra a Tortura e a opinião do Grupo de Trabalho contra a Detenção Arbitrária. Da mesma forma, a separação de poderes permite ao Reino não libertar esses prisioneiros inocentes na ausência de uma decisão judicial para esse efeito.

Apenas um leitor bem informado sabe que o Supremo Tribunal marroquino só pode decidir em questões de direito; não pode voltar atrás nos factos. Além disso, em 2016, remeteu o caso ao Tribunal de Recursos de Rabat, sem concluir que os prisioneiros fossem imediatamente libertados, embora tenha constatado que não havia provas da sua culpa para além das confissões escritas pela polícia e pela Gendarmaria Real. Isso significa que, oito anos após os primeiros atos de tortura a que os prisioneiros foram submetidos, nenhuma investigação foi aberta, embora isso levasse à conclusão de que as confissões eram inválidas e assim, levar à libertação de prisioneiros.

Hoje, ninguém sabe quando o Supremo Tribunal marroquino tomará uma decisão. O que, no entanto, é certo é que nenhuma investigação dos factos de tortura será exigida pelo Tribunal.

Pior ainda, é provável que o processo continue no caso de um encaminhamento para um Tribunal de Recurso. Temos ainda de ver uma nova tentativa das autoridades marroquinas de ganhar tempo; como se a situação atual fosse perfeitamente legal. No entanto, viola os princípios mais básicos dos direitos dos prisioneiros. Na ausência de um julgamento final, esses prisioneiros permanecem em prisão preventiva por 8 anos, apesar da sua inocência. No entanto, um estado democrático não manteria os homens presos por oito anos sem um julgamento final, abstendo-se de investigar os factos da tortura.

Essa falta de investigação e as violações graves e quotidianas dos direitos fundamentais dos prisioneiros não representam um problema para o Reino de Marrocos, que meramente recorda a soberania de que goza, por um lado, para desrespeitar pura e simplesmente o sistema formal, a proibição de tortura e, por outro lado, violar as convocações da ONU.

Os prisioneiros estão todos num estado preocupante de saúde: danos irreversíveis à sua saúde já existem. A maioria deles foi privada de luz, trancada em celas por 22 horas ou mesmo durante todo o dia, sem apoio médico. Além das degradações físicas, sofrem de depressão severa e não têm esperança.

Esses tratamentos desumanos visam matar o que resta desses homens inocentes. Ainda haverá tempo para o Reino encontrar desculpas para libertar os mais fragéis e deixá-los morrer em indiferença como o prisioneiro político do grupo Mohamed AYOUB, que morreu em fevereiro passado após a tortura sofrida.

Portanto, é mais do que necessário que as instituições internacionais lembrem ao Reino de Marrocos a sua obrigação de cooperação e dar sentido ao direito internacional público. A ratificação de instrumentos internacionais como a Convenção das Nações Unidas contra a Tortura e o seu Protocolo Facultativo é, de facto, insuficiente nesta fase, uma vez que Marrocos recusa-se a implementar qualquer recomendação ou decisão relativa aos presos políticos saharauis. A retomada sistemática da tortura de prisioneiros durante este ano é finalmente outra provocação aberta e não pode ser justificada pelo alegado novo encaminhamento para o Supremo Tribunal marroquino.

Sem comentários:

Enviar um comentário