segunda-feira, 14 de janeiro de 2019

Acordo de associação UE-Marrocos: 100 deputados solicitam o parecer do Tribunal de Justiça da UE antes da votação




Bruxelas - 12 de janeiro 2019. -(El Confidencial Saharaui) - Por Lehbib Abdelhay/ECS - Membros do Parlamento Europeu decidiram solicitar um parecer ao Tribunal de Justiça da União Europeia (TJUE) sobre a compatibilidade do projeto de acordo de associação entre a UE e Marrocos (modificação do acordo agrícola) com os Tratados da União Europeia e a decisão do TJUE de 21 de dezembro de 2016, informa agência de noticias argelina APS.

No período que antecede a votação no Parlamento Europeu a 16 de janeiro sobre o projeto de acordo entre a UE e Marrocos para estender as preferências tarifárias aos produtos originários do Sahara Ocidental ocupado, cerca de 100 eurodeputados, de diferentes grupos políticos, apresentaram, no passado dia 9 de janeiro de 2019, uma proposta de resolução solicitando ao Presidente do Parlamento Europeu que "tome as medidas necessárias" para obter um parecer do Tribunal de Justiça da União Europeia sobre o controverso acordo de associação com Marrocos.

A União Europeia e os seus Estados-Membros devem respeitar os princípios da Carta das Nações Unidas, incluindo o respeito pelo princípio do direito à "autodeterminação dos povos". O grupo dos 100 deputados considera que "existe uma incerteza jurídica quanto à a compatibilidade do acordo proposto com os tratados e, em particular, com o acórdão do TJUE de 21 de dezembro de 2016 "e afirma, entre outras coisas, que" não é possível estabelecer com certeza que as medidas tomadas pela Comissão Europeia cumpram com a obrigação do Tribunal no que respeita ao consentimento do povo do Sahara Ocidental ", acrescenta.

Esta proposta de resolução será submetida a votação em Estrasburgo no dia 16 de janeiro, antes da votação da resolução da Comissão de Comércio Internacional do Parlamento Europeu (INTA). A nova relatora, Marietje Schaake, deve dar o seu consentimento à conclusão do acordo UE-Marrocos.

Se esta proposta for aprovada, implicará automaticamente a suspensão de todo o processo ao nível do Parlamento Europeu, enquanto o TJUE decide o assunto e emite o seu novo parecer.

Recorde-se que o Serviço Jurídico do Parlamento Europeu também emitiu, no seu parecer de 13 de setembro de 2018, dúvidas sobre a conformidade da proposta de alteração do Acordo de Associação UE-Marrocos com o acórdão do Tribunal de Justiça da União Europeia de 21 de Dezembro de 2016 ", em particular no que diz respeito ao consentimento do povo saharaui, conforme exigido pelo Tribunal.


Além disso, a nova relatora da Comissão Internacional de Comércio Internacional (INTA), Marietje Schaake, acaba de apresentar uma alteração, no seu próprio relatório, em que "pede à Comissão que explore os termos do relatório da sua antecessora, a francesa Patricia Lallonde .

Nota: a eurodeputada holandesa Marietje Schaake, membro do partido Democratas 66, passou a presidir à Comissão de Comércio Internacional do Parlamento Europeu (INTA) na sequência da demissão forçada da sua antecessora, a francesa Patricia Lallonde do partido da União dos Democratas e Independentes, na sequência da denúncia desta pertencer comprovadamente a um lobby pro-Marrocos. Ambas as deputadas pertencem ao Group of the Alliance of Liberals and Democrats for Europe no Parlamento Europeu.



Sem comentários:

Enviar um comentário