domingo, 13 de dezembro de 2020

Reclamada a libertação de jornalistas e ativistas no Sahara Ocidental

 



Ativistas estão pedindo a libertação de cidadãos-jornalistas e ativistas no Sahara Ocidental. As Nações Unidas são instadas a proteger as pessoas que, segundo os ativistas saharauis, são alvo da repressão por cobriram as violações dos Direitos Humanos no território.

Middle East Eye - Por Nadda Osman -12 de dezembro de 2020

Os ativistas estão pedindo às autoridades marroquinas que retirem imediatamente as acusações contra o jornalista cidadão Ibrahim Amrikli, bem como contra outros jornalistas e ativistas no Sahara Ocidental.

Amrikli, de 23 anos, cobriu protestos e produziu uma série de vídeos que detalhavam as violações dos direitos humanos perpetradas pela polícia marroquina contra cidadãos saharauis durante os últimos anos antes de ser preso.

De acordo com a Fundação Nushatta, uma organização juvenil que monitora a situação dos direitos humanos no Sahara Ocidental, Amrikli foi preso depois de ser acusado de ofender funcionários públicos e violar a quarentena em 15 de maio.

A organização exortou Marrocos a retirar todas as acusações contra Amrikli e exortou as Nações Unidas a cumprir a sua responsabilidade de proteger os jornalistas cidadãos saharauis.

Em nota, a fundação condenou a violência contra ativistas e jornalistas, dizendo que muitos estão sujeitos a vigilância, difamação ou detenção.

"A Fundação Nushatta considera a prisão do seu vídeo-jornalista como evidência de que são alvos sistemáticos os seus jornalistas que estão relatando o que acontece dentro do Sahara Ocidental."

Amrikli está agora em liberdade condicional enquanto aguarda sua próxima audiência no tribunal, que deve ocorrer em janeiro.

A repressão veio pouco antes de Marrocos assinar um acordo de normalização negociado pelos EUA com Israel, que também fará com que os EUA reconheçam a soberania marroquina sobre o Sahara Ocidental.

Falando do esconderijo onde está para o ‘Middle East Eye’, Amrikli explicou o que aconteceu no dia da sua prisão.

“Eu estava a caminho da farmácia quando quatro policiais à paisana desceram de um carro e perguntaram meu nome, depois levaram-se para a delegacia sem outras informações.

“Quando perguntei por que estava sendo preso, disseram que era porque eu estava envolvido em atividades violentas e estava incentivando as pessoas a atacar a polícia e a insultar funcionários.

“Fiquei sozinho numa sala durante cinco ou seis horas e não tive permissão para comer suhur [refeição antes do amanhecer, antes do jejum]. Fui espancado e esmurrado durante a investigação. Tiraram-me o telemóvel e examinaram todas as minhas fotos e mensagens, zombando de mim ", disse.

Durante a sua detenção, Amrikli disse foi forçado, sob pressão psicológica e física, a assinar um relatório policial admitindo as acusações feitas contra ele.

“Fui forçado a assinar papéis que diziam que estava envolvido em violência e violando as leis da quarentena. Foi uma experiência muito dura e difícil. Havia muitas contradições. Disseram que eu estava envolvido em tráfico de drogas e violência. Fui acusado de acusações falsas ", disse .

Amrikli diz que agora vive com medo devido à repressão contra ativistas e jornalistas cidadãos como ele. Disse também que acha muito difícil entrar em contato com a sua família.

"Estou com medo e preocupado. Quero encontrar uma maneira de sair daqui e fugir para a Espanha. Não estou pronto para passar a maior parte da vida na prisão por algo que não cometi. A polícia está pressionando a minha família, e as autoridades estão monitorizando as redes sociais ", disse ele.

"É difícil pensar que enfrentarei o meu fim por causa de meu mero ativismo como jornalista cidadão que está tentando preencher a lacuna sobre o que a mídia internacional não é capaz de cobrir. É frustrante."

Middle East Eye

 

Sem comentários:

Enviar um comentário