sexta-feira, 1 de janeiro de 2021

Opositor marroquino Maati Monjib denuncia: «É a polícia política quem governa Marrocos. A atmosfera é irrespirável»



O intelectual marroquino, jornalista, historiador e defensor dos direitos humanos, Maati Monjib foi preso esta terça-feira, 29 de dezembro, em Rabat e encarcerado na penitenciária de El Arjat. Uma prisão de antemão anunciada como explicava o detido alguns dias antes em entrevista aos orgãos de comunicação franceses  ‘Mediapart’ e ‘L’Humanité’.


Este intelectual crítico tem estado sob vigilância há vários anos, perseguido pela polícia e pelos tribunais, na mira do poder monárquico.  A prisão de Maati Monjib faz parte de uma lógica muito mais ampla de repressão dirigida a jornalistas, ativistas e oponentes do regime.

Há um mês, no dia 23 de novembro, doze organizações internacionais de direitos humanos, entre as quais a ONG Human Rights Watch, apelaram às autoridades marroquinas para que pusessem fim à campanha de “assédio policial e judicial” que sofre há vários anos o oponente marroquino Maati Monjib. O seu apelo terá sido em vão.

Maati Monjib, uma das vozes críticas mais emblemáticas do reino de Mohammed VI, fundador da “Association para o Journalismo de Investigação”, foi detida terça-feira. O historiador e defensor dos direitos humanos acabava de se sentar à mesa de um restaurante da capital com o jornalista e ativista Abdellatif El Hamamouchi quando homens à paisana, saídos de duas viaturas da polícia, o detiveram.


Uma perseguição que não poupa a sua família

A prisão de Maati Monjib segue-se a uma investigação aberta no início de outubro pelos tribunais marroquinos que o acusam de "lavagem de dinheiro". De acordo com o comunicado do procurador do rei, publicado na época, a acusação decorre de uma unidade especializada por "um inventário de transferências significativas de fundos e uma lista de bens imobiliários" que "não correspondem aos rendimentos habituais declarados pelo senhor Monjib e os membros da sua família”.

No final de outubro, Maati Monjib e membros de sua família foram intimados pela Brigada Nacional da Polícia Judiciária de Casablanca. Para o intelectual, que espera desde 2015 ser julgado por "atentado à segurança interna do Estado" junto com outros seis jornalistas e ativistas de direitos humanos, os factos "não são novos" e já constam do ato acusação de seu julgamento já adiado vinte vezes. É apenas, a seu ver, uma nova etapa do “assédio mediático e judicial” que “a polícia política marroquina” o faz sofrer.

“Sou inocente”, proclama o académico universitário que já desencadeou várias greves de fome para denunciar a implacabilidade do regime, que, além de si próprio, não poupa a sua família. Segundo ele, estes processos correspondem a represálias, após as suas declarações públicas apontando para o "papel da Direcção-Geral de Vigilância Territorial (DGST, inteligência interna) na repressão aos opositores e na gestão dos assuntos políticos e mediáticos em Marrocos".

Em setembro passado, como parte da investigação de “Mediapart” e do “L’Humanité” sobre o caso Omar Radi, em homenagem a este jornalista visado pelas autoridades marroquinas, hoje acusado de estupro, o que ele nega ferozmente, havíamos conversado longamente com Maati Monjib. Ele sentia-se acossado, mesmo durante as suas estadas em França, sob a ameaça de uma espada de Damocles. Conduzimos esta entrevista por videoconferência. Prova de que estava sendo vigiado: um intruso entrara brevemente na nossa conversa, acessível apenas por meio de um link confidencial. Hoje publicamos essa conversa na íntegra.


Onde está o processo contra você por "colocar em risco a segurança do Estado" no caso da Associação Marroquina de Jornalismo Investigativo?

MAATI MONJIB - Tenho que comparecer em tribunal no dia 1º de outubro [a conversa teve lugar em Setembro]. É a vigésima vez que sou convocado desde 2015: quatro audiências por ano!


Como explica o o arrastamento deste julgamento que nunca chegou realmente a acontecer?

MAATI MONJIB -  Eles querem deixar uma espada de Damocles por cima da cabeça do perseguido e de todos aqueles que lhe são próximos. Para assustarem toda a gente. O caso é politicamente sensível, e escrutinado internacionalmente. A intervenção de grandes ONGs e da imprensa internacional salvou-nos, até agora. O apoio externo e o apoio de figuras marroquinas proeminentes na verdade protegeram-me de uma condenação. Grandes combatentes da resistência como Abderrahmane Youssoufi  [falecido em 29 de maio de 2020] escreveram uma carta ao rei pedindo-lhe que parasse com o assédio de um historiador especializado no movimento nacional. Esta geração conhece-me: dediquei a minha tese à luta pelo poder entre o movimento nacional, os libertadores de Marrocos, e a monarquia. Noam Chomsky e Richard Falk protestaram; O Washington Post e o The New York Times cobriram o assunto em editoriais: isso feriu a imagem do Marrocos. E também a greve de fome que observei em 2015 surtiu efeito. De repente, o governo decidiu deixar a batata quente nas mãos dos juízes, chamados a "administrar" o caso. O que não significa nada. Daí o incessante adiamento do julgamento, na pendência de novas instruções, enquanto o processo judicial está vazio. Eles esperam que eu parta de Marrocos porque, ao ficar, ao me expressar como achar conveniente, encorajo as vozes livres.


Por que razão esta associação que treina jornalistas marroquinos para a investigação se tornou um alvo tão sensível?

MAATI MONJIB - A associação é um projeto de longa data. Tentámos registá-la em 2008: o regime recusou-se a reconhecer a sua existência. Os nossos interlocutores na administração disseram-nos que a ‘investigação’ era domínio da polícia. Até 22 de fevereiro de 2011, dois dias após os protestos marroquinos da Primavera. Naquele momento, eles assustaram-se, largaram o lastro e reconheceram muitas associações.

Na verdade, a investigação é vista como uma linha vermelha pelo regime marroquino, como por todos os regimes autoritários. A própria ideia de que jornalistas possam estar familiarizados com essas técnicas é vista pelo regime como uma ameaça. Um dos jornalistas que treinámos conduziu uma investigação sobre os negócios reais de metais preciosos, como o ouro. Ele demonstrou o impacto ecológico muito prejudicial no sudeste de Marrocos. A polícia telefonou-lhe imediatamente para lhe perguntar se era eu quem lhe tinha contado o objeto desta investigação ... Embora fosse uma comissão independente, composta por perfis diversos, com sensibilidades políticas diversas, que selecionou os projetos de investigação que patrocinámos.

Outro motivo de temor para as autoridades: treinámos centenas de jornalistas no uso do aplicativo ‘Story maker’, que permite transformar um smartphone numa câmera real, para filmar, em reportagem, imagens imediatamente transmitidas e salvas, protegidas de possíveis apreensões pela polícia. É uma ferramenta de código aberto, desenvolvida pelo diário britânico ‘The Guardian’. O seu uso valeu-nos acusações de espionagem em benefício de potências estrangeiras ...


Sente-se sob vigilância?

MAATI MONJIB - Sou rastreado até nas minhas estadias no exterior. Enquanto estive em Montpellier por alguns dias, o site TV Chouf, a maior máquina dos serviços marroquinos, dedicou um artigo inteiro à roupa que eu estava usando, falando sobre uma camisa de seda amarela. Mentiram sobre o material, não sobre a cor. Essa poderosa mídia difamatória, a mais seguida, com milhões de ligações diárias, havia anunciado com antecedência a prisão dos jornalistas Souleiman Raissouni e Omar Radi. Também anunciaram a minha próxima prisão, mas ela ainda não aconteceu até agora [ocorreria no dia 29 de dezembro].

Perdi 16 quilos devido ao assédio policial. Quando vou para o campo, para a minha aldeia ao sul de Benslimane, para visitar minha mãe de 88 anos, a polícia segue-me. Ficam estacionados a algumas centenas de metros da sua casa. Uma vez, acionaram os farolins, pensando em me assustar. Durante todo o caminho, seguiram-se com o carro de polícia com luzes giratória, como se eu fosse o rei!

Tornou-se insuportável. À força de ser vigiado, de ser fotografado sem o meu conhecimento antes de descobrir as fotos publicadas na imprensa de difamação que me inventa amantes, me acusa de corrupção e outras coisas, a minha psicologia mudou. Tornei-me muito mais sensível. Essas pressões isolam-me dos meus colegas, que estão com medo. Eles tornam a minha vida um inferno. É duro.

O escritório de Rabat da Al Jazeera foi instado a parar de me convidar ou enfrentaria o encerramento. Já fui ameaçado várias vezes na rua. Fisicamente: fui levado a entender que era melhor fechar a boca.

Sei que a minha própria casa está sob escuta. Recentemente, recebi um aluno na minha casa; os nossos telemóveis estavam desligados; ele pediu-me a minha opinião sobre os seus planos de continuar seus estudos nos EUA. Eu encorajei-o, aconselhei-o a melhorar o seu inglês. Dois dias depois, a Chouf TV transformou-me num contrabandista de migrantes ilegais que pressionava jovens a deixar o país sob o pretexto de estudarem nos Estados Unidos. Ficamos pensando a todo o momento sobre o que eles vão inventar mais, o que vão publicar. Não bebo álcool porque tenho diabetes: quando os amigos passam e perguntam se podem trazer cerveja para eles, eu recuso. Esse é o resultado dessas pressões.

É a polícia política quem governa Marrocos. A atmosfera é irrespirável




Antigamente o poder fazia acusações políticas e de segurança aos opositores - "atentavam à segurança do Estado" e assim por diante. Hoje, o poder usa acusações comuns e infames destinadas a difamar: moral, corrupção, estupro, etc. Como essa mudança aconteceu?

MAATI MONJIB - Essa estratégia sempre foi usada, mesmo na época de Hassan II. Mas em doses homeopáticas. Ela tornou-se dominante a partir de 2011 e, ainda pior, de há três anos para cá. Com as redes sociais, o poder não pode mais exercer o mesmo controle da mídia e as acusações políticas não têm mais o mesmo efeito. Em vez disso, dão notoriedade, prestígio aos opositores, podem torná-los heróis. A Primavera Árabe iluminou os adversários, deu-lhes uma boa imagem: as autoridades marroquinas viram-se obrigadas a reconhecer a legitimidade das suas reivindicações. Daí a estratégia de nomeá-los não mais como opositores, mas como estupradores, traidores, ladrões, espiões, separatistas. E aí, todos os golpes são permitidos. No caso de Taoufik Bouachrine [o diretor do diário de língua árabe Akhbar al youm, condenado em 2019 a 15 anos de prisão por violência sexual que ele sempre negou, nota do editor], a pressão policial foi exercida sobre as mulheres para que elas o acusassem de falsas acusações de estupro. Foram ameaçadas, se não obedecessem, seriam processadas ​​por adultério. Os acusadores acabaram se retratando e algumas mulheres abordadas, que não cederam à chantagem, testemunharam essas práticas a defensores dos direitos humanos.


"A difamação é um veneno, é muito cínica. É muito mais eficaz do que a prisão ou a repressão física. As pessoas têm medo de serem enlameadas"


Essa imprensa de difamação que arrasta os opositores pela lama adquiriu um poder exagerado. Como foi isso possível? Esta é uma escolha política deliberada?

MAATI MONJIB - Na verdade, em Marrocos, a polícia política tem vários ramos. Um deles lida com partidos políticos, até mesmo partidos pró-regime. Outros, trabalham na sociedade civil, no parlamento, nos círculos empresariais. Todos os setores sociais são escrutinados. Um ramo que poderíamos chamar de desinformação / intoxicação é dedicado especificamente aos mídia. Ficamos com a impressão de que este é um privilegiado em relação aos outros, pelo menos em termos de recursos humanos e financeiros: têm muitos recursos, muito poder. Foi essa polícia da mídia que acompanhou o meu caso na Universidade, que pressionou o meu diretor, que me denegriu junto dos meus colegas etc. Tinham meios colossais a partir de 2011: naquela época, o regime tinha medo, queria retomar o controle da mídia, das redes sociais.

Um bom jornalista em Marrocos ganha o equivalente a 600 euros. Jovens jornalistas sem experiência, sem aptidões mas dóceis foram recrutados por estes meios de difamação pelo equivalente a 2.500 euros, o salário de um subsecretário de Estado. Conheci um, de uma mediocridade sem nome, que mal sabia escrever o árabe corretamente: o exército colocou-o num helicóptero para sobrevoar áreas onde havia confrontos com a Frente Polisário. Ele contava isso como um feito de guerra: estava orgulhoso.

Tomemos o exemplo do Le360, que conta horrores sobre os opositores, os defensores dos direitos humanos. Eles conseguiram se firmar como referência, inclusive na Europa, ao enquadrarem cada artigo difamatório com crónicas assinadas por grandes canetas, escritores renomados. É uma estratégia calibrada e muito inteligente. Todos os prémios Goncourt marroquinos foram solicitados a escrever nas suas colunas. Com a garantia de liberdade total, e ainda uma margem de crítica em relação ao regime, por uma remuneração de 1000 euros por artigo de 600 caracteres. O que dá a este site uma vitrina de respeitabilidade.

Este regime enfrenta uma oposição forte, popular e confiável. Intelectuais, ativistas de direitos humanos e jornalistas estão na vanguarda dessa oposição, formada, à margem dos partidos institucionais, por figuras independentes, jovens e velhas, capazes de encarnar uma alternativa. Esta estratégia de difamação visa, simplesmente, erradicar todas as alternativas. E depois colocar um nome ruim no opositor, é uma forma de isolá-lo, de assustar todo mundo, de silenciar toda a gente. A difamação é um veneno, é muito cínica. É muito mais eficaz do que a prisão ou repressão física. As pessoas têm medo de serem enlameadas. Em Marrocos, costuma-se dizer que a reputação é o vidro. Uma vez quebrado, você não pode colá-lo novamente. Apenas os desbocados, nessas circunstâncias, ainda se permitem falar livremente. É uma estratégia terrível para enfraquecer e erradicar moralmente a oposição.


Sob o regime de Hassan II, os intelectuais ergueram-se, mostraram solidariedade. Mohamed VI conseguiu quebrar essa frente. Alguns antigos colaboradores da corajosa revista Souffles [revista literária sócio-política trimestral francófona e arabófona publicada em Rabat, Marrocos, entre 1966 e 1972] agora dizem que as liberdades são respeitadas no Marrocos. Como explica isso?

MAATI MONJIB - O regime conseguiu colocar a maioria dos intelectuais do seu lado. Em primeiro lugar, comprando consciências: jornais, sites, institutos garantem uma remuneração confortável aos pesquisadores. Para quem não se envolve na política, o Estado pode perfeitamente garantir as liberdades individuais, a igualdade entre homens e mulheres, direitos culturais como os dos Amazighs (berberes). Qualquer coisa que não afete a distribuição de poder dentro do Estado e na sociedade é negociável. Exceto para os opositores. E depois, existe essa estratégia de difamação. Um intelectual cuja reputação está manchada vê a sua vida, a sua carreira desmoronarem. Quando Noam Chomsky me apoiou, fui referido como amigo de um judeu, portanto, como um "sionista", um pró-Israel. Desde 2013, milhares de artigos de difamação me mencionam. Ao postarem a minha foto e o meu endereço residencial, alegaram que eu era um pedófilo. É inimaginável. As pessoas não recuam mais por medo da repressão física, mas por medo da difamação. Este é o método de Mohamed VI.

Aqueles que se recusam a se vergar, tornam-lhes as suas vidas impossíveis. Em abril de 2019, tentaram me expulsar da faculdade: recebi uma carta, um "aviso final" instando-me a "voltar ao trabalho" em sete dias. No entanto, nunca fui embora: fui proibido de dar aulas. Queriam que eu assinasse um documento atestando o meu "retorno" ao trabalho, que sempre recusei: assinar era admitir uma ausência. Eu não assinei. Fui ver a administração da universidade ao mais alto nível. Felizmente, graças à cumplicidade de um colega, eu estava ministrando um curso em segredo para alunos de doutoramento. A polícia política nunca percebeu isso. Eu fiz os alunos assinarem uma folha de presença. Assisti a todas as reuniões do comité de pesquisa, mesmo aquelas para as quais não fui convidado. Assinei de propósito, tirei fotos da minha assinatura. Mas ninguém quis levar esses documentos em consideração. Eles queriam despedir-me sem procedimento, sem um conselho disciplinar. Eu deveria ser demitido a 25 de abril de 2019. Em 22, 23 e 24 de abril, fiz greve de fome. O ministro responsável pelos direitos humanos acabou contando ao ministro da Educação sobre a minha situação.


Como definiria a natureza do regime marroquino hoje?

MAATI MONJIB -  As pessoas que compõem este regime estão usando o seu poder político para enriquecer de forma impensada. Em Marrocos, as grandes fortunas estão aumentando visivelmente. Existe também esta maneira muito sofisticada de digerir a elite, os partidos políticos, os seus aparelhos, o seu pessoal. Os serviços de inteligência têm arquivos de todas as figuras públicas. A menor dissensão expõe você, na hora, à difamação. Mesmo os ministros pró-regime do mais alto nível às vezes são difamados. Qualquer um que se afaste se expõe à ira do Palácio e à difamação da “mídia de difamação”. É um regime baseado no cinismo político e na calúnia.

Entrevista realizada por Rachida El Azzouzi e Rosa Moussaoui


Sem comentários:

Enviar um comentário