segunda-feira, 29 de março de 2021

Argélia e Espanha debatem questão do Sahara Ocidental



 De visita oficial a Espanha, o ministro dos Negócios Estrangeiros da Argélia, Sabri Boukadoum, encontrou-se esta tarde com a sua homóloga espanhola, Arancha González Laya, com quem debateu a situação na África do Norte, a cooperação bilateral e a associação estratégica em matéria de segurança e defesa.

Em relação ao Sahara Ocidental, a ministra de Relações Exteriores de Espanha realçou a posição do seu país de estimular uma solução negociada para o conflito. Arancha salientou que a Espanha continua a defender uma solução política negociada e mutuamente aceitável, a terminologia diplomática que tem sido habitual nos últimos anos.

Após a intervenção de Arancha, na qual classificou o Sahara Ocidental como um conflito a ser resolvido por negociação, Boukadoum respondeu categoricamente durante o seu discurso que "o Sahara Ocidental é um problema de descolonização que só pode ser resolvido com base nas decisões da ONU".

Na mesma intervenção, Boukadoum afirmou que a posição da Argélia é a mesma de sempre, é inalienável e deve seguir a doutrina da ONU e aplicar as resoluções pertinentes para resolver o problema da descolonização.

O MNE argelino chegou esta tarde a Madrid numa visita oficial onde se encontrou com o seu homólogo e depois com Felipe VI, Rei de Espanha. Sabri Boukadoum passou vários meses com intensa actividade diplomática para renovar as alianças da Argélia com os seus parceiros após os últimos acontecimentos no Norte de África e no Sahel.

Uma questão que preocupa a Argélia e que está presente em todas as suas reuniões diplomáticas é o conflito saharaui, um acontecimento que preocupa o país do Norte de África porque envolve dois países vizinhos com os quais partilha uma fronteira. A Argélia, por seu lado, é conhecida pela sua posição anticolonialista no empenho da sua guerra de libertação e em conformidade com as resoluções da ONU e do Conselho de Segurança sobre o processo de descolonização do Sahara Ocidental.

Fonte: APS, ECS

Sem comentários:

Enviar um comentário