segunda-feira, 29 de março de 2021

Covid-19: Delegação da OMS chega aos acampamentos saharauis e reúne com a ministra da Saúde saharaui

 


ECS-29-03-2021 - Após últimos casos registados nos campos saharauis de refugiados, que causaram alarme entre a população ali residente, ao elevarem o número total de contágios para mais de 120, ontem, domingo, a ministra da Saúde Pública e membro do Secretariado Nacional, Jira Bulahi Bad, recebeu na sede do Ministério uma delegação da Organização Mundial da Saúde (OMS) no campo do "Mártir Al Hafed".

Como foi referido pelo Ministério da Saúde Pública da RASD, três (03) pessoas foram hospitalizadas pela COVID-19 nos campos de refugiados saharauis desde o início da pandemia. O porta-voz do Comité de Acompanhamento do Covid-19, Mohamed Salem Cheij, explicou que desde o início do surto local de coronavírus, foram registados 123 casos, 9 mortes e 45 curados. No sábado passado, registou-se o maior aumento com o anúncio de 31 novas infeções.

A delegação da Organização Mundial de Saúde (OMS) era composta por Camille Bano, responsável pelos casos de emergência nos campos de refugiados saharauis da organização, bem como Amine Djakerme, supervisora dos sistemas de informação na delegação da Organização Mundial de Saúde na Argélia.

A reunião contou com a presença do ministra saharaui da Saúde, Jira Bulahi, do secretário-geral do Ministério, Salek Mohamed Ammar, do diretor de Cooperação do Ministério, Sweilim Hanan, e do chefe do Departamento de Estatísticas da Saúde, Antada Hamdi. Na mesma reunião foram discutidas formas de apoiar e atualizar o sistema de informação sanitária do Ministério da Saúde Pública da RASD, um inquérito de campo sobre o estado de todas as unidades sanitárias saharauis e o seguimento das preocupações mais importantes.

Por outro lado, o Ministério da Saúde Pública da RASD informou que o governo pretende "restabelecer um mecanismo de contenção do vírus nos campos de refugiados saharauis". No entanto, não foi feita qualquer menção à vacinação, embora fosse uma tarefa simples de gerir, uma vez que 200.000 doses cobririam suficientemente a população de refugiados nos 5 campos.



É de notar que o primeiro caso de Covid-19 nos campos de refugiados saharauis foi registado a 26 de julho de 2020, em três cidadãos provenientes de locais com elevadas taxas de propagação de Covid. Desde então, e em períodos esporádicos, os contágios têm sido atenuados até Fevereiro, onde um aumento se registou e ainda continua.

Fonte: ECSaharaui

 

Sem comentários:

Enviar um comentário