Ministro saharaui afirma que as relações diplomáticas entre a RASD e Nouakchott melhoraram após a chegada do atual presidente mauritano, Ould Ghazouani.
O Ministro Conselheiro encarregado dos assuntos políticos no governo da RASD, Bashir Mustafa Sayed, de visita à Mauritânia disse que as relações do seu país com Nouakchott melhoraram após a chegada ao poder do Presidente Mohamed Ould Ghazouani, relata o diário mauritano Al-Akhbar.
Em resposta a uma pergunta sobre as relações saharaui-mauritanas após a chegada ao poder de Mohamed Ould Ghazouani, Bachir afirmou: "As relações diplomáticas entre os dois países vão de melhor a melhor. Apreciamos as posições responsáveis da Mauritânia".
O dirigente saharaui salientou que o encontro que teve ontem com o Presidente mauritano, Mohamed Ould Ghazouani, foi positivo e franco.
"Saímos da reunião confiantes e tranquilizados pela posição demonstrada pelos nossos irmãos mauritanos. Vimos no presidente a seriedade, honestidade e reconhecimento da situação, bem como a tomada de posições responsáveis", acrescentou Bachir.
Ontem, o dirigente da Frente Polisario entregou ao Presidente da Mauritânia uma carta do Presidente da RASD e Secretário-Geral da Frente Polisario, Brahim Ghali.
A Mauritânia afirma que a sua posição sobre o conflito do Sahara Ocidental é neutra, visando principalmente trabalhar para encontrar uma solução pacífica para o problema, uma solução, segundo Nouakchott, que evite à região o risco de uma escalada.
Como solução, Marrocos propõe uma autonomia alargada sob a sua soberania, enquanto que a "Polisario" apela à organização de um referendo para determinar o futuro do Sahara Ocidental, uma proposta apoiada pela Argélia, que acolhe dezenas de milhares de refugiados saharauis no seu território.
Fonte: ECS
Sem comentários:
Enviar um comentário