quarta-feira, 14 de abril de 2021

Entrevista com a ativista saharaui Sultana Khaya: "Eles querem acabar com a minha vida, querem assassinar-me"

 

Sultana Khaya, na sua casa em Bojador

CatalunyaPress - Joan Carles Meneses | Terça-feira, 13 de Abril de 2021

 

Sultana Khaya é uma ativista saharaui que dedicou a sua vida a lutar por aquilo que considera uma causa justa. O seu ativismo tem sido firme, mas sempre pacífico. Contudo, o preço que teve de pagar pela defesa da sua causa foi demasiado elevado: no dia em que a CatalunyaPress pôde entrevistá-la, a 30 de março, estava presa em casa há já 134 dias [hoje são já 149...].

 

Khaya está sob prisão domiciliária e é constante e continuamente assediada pelas autoridades marroquinas. Enquanto concede a entrevista, está rodeada de polícias à paisana de ambos os lados da rua. Ao seu lado, a sua irmã está deitada no chão: foi agredida na noite anterior por forças da parapolícia e Sultana acredita que tem um AVC. No entanto, nem ela nem a sua família podem sair de casa para receber cuidados médicos. Esta entrevista é a história de uma mulher que, por se expressar politicamente, foi e continua a ser duramente reprimida, e que levanta a sua voz para não acabar por fazer parte da "linha dos homens e mulheres que são mártires hoje" [que foram assassinados.

 

Qual é a sua situação e a dos saharauis que vivem nos territórios ocupados?

Todos os saharauis que vivem nos territórios ocupados têm a sua integridade física e as suas vidas em risco. Embora seja verdade que as autoridades estejam ultimamente a concentrar os seus ataques em mim. Há mais de 134 dias que estou sob ameaças contínuas e em prisão domiciliária [hoje prefazem exactamente 149 dias]. Regressei de Espanha a 18 de Novembro, cinco dias após o início da guerra no Sahara Ocidental, e desde então tenho sido vítima de contínuas agressões. A minha mãe, que tem 84 anos de idade, e a minha irmã também. Tenho sofrido e continuo a sofrer constantemente. Nos últimos dias, intensificaram as acções e penso que querem acabar com a minha vida, para me matar.

Em cada agressão, perdi muito sangue e não tive acesso a cuidados hospitalares. Durante todo este tempo forçaram-nos a um confinamento permanente na nossa casa. Alguns dias, à noite, desligam as luzes da rua, entram na casa e agridem fisicamente quem quer que esteja lá dentro. Estamos totalmente proibidos de receber visitantes. Todas as famílias que tentaram visitar-nos para ver e conhecer de perto a nossa situação têm tido problemas.

Continuam a utilizar todos os tipos de métodos para nos humilhar, para se vingarem da nossa posição política. Desde que regressei ao Sahara, tenho tido a presença constante da polícia a guardar a porta da minha casa. No final, decidi dormir todas as noites fora de casa, na calçada, a fim de levar estes carrascos à justiça, porque estão constantemente a violar os meus direitos como ser humano.

 

Estava em Espanha e decidiu regressar quando o conflito armado começou. Por que razão o fez?

Quando o cessar-fogo foi violado por Marrocos a 13 de novembro, é verdade que eu estava em Espanha. No entanto, dada a situação, o meu desejo era de estar nos territórios ocupados. A partir do dia 13 decidi que deveria regressar e estar na luta com o meu povo. Na verdade, passei cinco dias à espera de um voo e penso que foram os dias mais longos da minha vida. Assim que entrei e cheguei aos territórios ocupados, comecei esta batalha pacífica para salvaguardar a integridade física das mulheres e dos homens que vivem nos territórios ocupados.

A minha luta é uma luta pacífica que é levada a cabo não só por mim como indivíduo, mas por toda a população saharaui aqui, porque partilhamos o mesmo princípio: Marrocos não pode continuar a invadir este território, não pode continuar a violar as resoluções internacionais e não pode continuar a desrespeitar o direito internacional. Por conseguinte, continuaremos até que o Sahara Ocidental se torne independente ou nos juntemos às fileiras dos homens e mulheres que são hoje mártires.

 

Está em perigo por dar esta entrevista? Há algumas semanas atrás foi agredida enquanto dava uma entrevista a um meio de comunicação argelino...

O polícia à porta da minha casa atirou-me uma pedra, que felizmente não me arranhou o olho enquanto eu estava a dar a entrevista, mas causou uma fratura no meu osso ocular. Também agrediram a minha irmã, que perdeu parte dos seus dentes inferiores. A 14 de Fevereiro, no dia seguinte a esta agressão, muitas famílias e jovens saharauis tentaram visitar-nos, mas foram cercados à porta da casa por polícias marroquinos que os atacaram continuamente. Fui forçada a sair e sentar-me com estas pessoas que estavam a ser espancadas em todas as partes do corpo.

 

Sultana, após um dos muitos espancamentos que tem sofrido.


Será que tentam isolá-la, incutindo medo em alguém que se aproxime de si?

É claro que sim. E não se contentaram apenas com a agressão física. Os jovens saharauis que vieram com a intenção de visitar a família, aqueles que tinham um emprego, especialmente nos trabalhos marítimos em alto mar, foram despedidos.

 

[Sultana interrompe a entrevista para focar a câmara num camião]

 

Vê aquele camião que fez marcha atrás? É um guindaste que os marroquinos têm vindo a utilizar há semanas. O veículo tem um cabo que termina como um gancho, e normalmente atiram-no para dentro da nossa casa. Um grupo de pessoas em traje civil chega e são elas que levam a cabo este tipo de acção, este tipo de agressão. Eles são especializados em todos os tipos de métodos de tortura.

Há alguns dias hasteámos a bandeira saharaui em nossa casa e eles trouxeram aquele guindaste para a retirar, como se estivessem a pescar. No final o gancho da grua entrou na casa e quase ficou preso na minha cara. A bandeira era a desculpa perfeita, mas o verdadeiro objectivo era espetar o anzol em mim.

 

Com esta situação parece normal que se sinta mais segura a viver na rua....

A minha mãe, a minha irmã e eu praticamente decidimos estar na rua o dia todo como um protesto contínuo. E queremos que tudo o que nos possa acontecer seja público e, pelo menos se formos mortas, queremos que os civis saharauis que vivem no território possam testemunhar esses assassinatos. Por outro lado, também não podemos dormir em casa porque à noite desligam as luzes, cortam a água e introduzem um líquido com um cheiro insuportável, além de dificultar a respiração. Também tentámos dormir no telhado, mas eles continuaram a fazer a mesma coisa, atirando garrafas lá para cima, e no final decidimos ficar e viver nesta rua. Na porta da nossa casa, que é o único lugar onde podemos ficar.

 

Com tanta pressão, não lhe dá vontade de desistir?

A minha mãe estava a receber uma pequena pensão e eles cortaram-na. Um irmão meu também, se pensam que nos podem estrangular através do estômago e da agressão, estão totalmente errados. Deixei bem claro que a minha casa, a minha casa, é a sede da República Árabe Saharaui Democrática todos os dias, e digo-lhes isso publicamente. Sempre que o faço, sou espancada e eles podem espancar-me até à morte, mas permanecerei fiel aos meus princípios e à minha luta pacífica pela liberdade, não só minha, que é a menor de todas, mas de toda a população saharaui que vive sob ocupação marroquina.

 

Veja que não será a única nesta situação....

O que está a ver é um reflexo da situação sofrida por todas as mulheres árabes que usam o traje tradicional saharaui. Para a polícia marroquina todos elas são perigosas, porque lutam pela liberdade do seu povo. Aqui as autoridades, em vez de funcionarem como um governo, funcionam como uma mafia. Cada minuto em que ainda estou viva é porque Deus quer que eu continue viva. Mas estou totalmente consciente de que a qualquer momento eu poderei morrer, porque estas pessoas não vão parar até acabarem comigo.

 

É chocante que expresse tão veementemente que vai ser assassinada....

Fá-lo-ão porque acreditam que isto lhes garantirá estabilidade e tranquilidade na cidade ou no território, mas estão muito enganados. Eu posso morrer, mas haverá mais 20.000 Sultanas que continuarão a lutar pela liberdade. A nossa luta, como eu disse, é uma luta pacífica. A única coisa que exigimos é que possamos viver com dignidade e estar numa situação em que todos os povos do mundo estejam, num contexto de liberdade, num contexto de democracia, num contexto de respeito pelos direitos humanos e de respeito pela liberdade de expressão.

 

Como é ser mulher na luta saharaui?

Em primeiro lugar, devo dizer que neste tipo de agressão recebo constantemente a solidariedade de todas as mulheres do mundo, especialmente as mulheres que experimentaram a repressão em primeira mão. E por isso, quero enviar os meus agradecimentos a todas aquelas mulheres que têm este compromisso para com a humanidade. Por outro lado, gostaria de dizer que como saharaui, como mulher saharaui, sou apenas mais uma daquelas que lutaram desde o início da invasão do território em 1975. Muitas mulheres saharauis deixaram a sua vida na estrada para alcançar o objectivo final, que é a liberdade do nosso território. Como mulher, tenho as minhas convicções de que, como todas as mulheres, temos este compromisso e estes princípios para lutar por este dever para com a nossa pátria. E como? Defendendo os direitos humanos. A minha luta é uma luta baseada no princípio de que todos os seres humanos têm o direito de ser livres: temos o direito de nos expressarmos, temos o direito de viver na nossa terra, de exercer a nossa soberania sobre esse território?

Enquanto for viva, só posso ser tranquilizada se for para o além sabendo que morri por causa desta luta, por causa desta pátria, por causa deste povo. Então sei que poderia morrer pacificamente. Para mim é melhor do que morrer por outras razões, como consequência de uma patologia. Só rezo a Deus para que quando for a minha vez de partir, seja no meio de uma batalha.

Sem comentários:

Enviar um comentário