quarta-feira, 28 de abril de 2021

O Parlamento galego exorta o Governo espanhol a assumir a sua responsabilidade no Sahara Ocidental no actual contexto de guerra

 


PUSL - 28-04-2021 - O Parlamento galego, face à difícil situação humanitária dos campos de refugiados saharauis, deseja manifestar o seu apoio e solidariedade ao povo saharaui e ao seu representante legítimo, a Frente Polisario, de acordo com os princípios consagrados na Carta das Nações Unidas e nas resoluções adotadas pela Assembleia Geral e pelo Conselho de Segurança das Nações Unidas.

Dada a atual situação de conflito armado, apelamos às partes da responsabilidade de acelerar o processo de negociação e encontrar uma solução pacífica para o conflito, que respeite os direitos e as liberdades do povo saharaui.

Consideramos essencial que as Nações Unidas, através do seu Secretário-Geral, nomeiem um enviado ou representante especial para o Sahara Ocidental, com todas as garantias democráticas e respeito pelos direitos humanos da população saharaui.

Recordamos ao Governo espanhol que deve assumir as suas obrigações, enquanto potência administrante, na defesa dos acordos internacionais e dos direitos humanos do povo saharaui, exigindo nos fóruns e organizações internacionais o cumprimento dos acordos internacionais e a libertação dos ativistas saharauis que permanecem ilegalmente detidos em prisões marroquinas.

Apelamos à necessária ação política e diplomática do Governo espanhol e da União Europeia para exigir que o Reino de Marrocos respeite os direitos humanos e democráticos do povo saharaui, em cumprimento dos compromissos assumidos com a Missão das Nações Unidas para o Referendo no Sahara Ocidental (MINURSO).

Instamos o Comité Internacional da Cruz Vermelha a assumir as suas responsabilidades em face dos acontecimentos ocorridos no Sahara Ocidental, uma vez que as duas partes em conflito são signatárias da Convenção de Genebra.

Por último, instamos os Governos galego e espanhol a intensificar a ajuda humanitária e a cooperação com a população saharaui, que resiste em condições subhumanas nos campos de refugiados, ajudando assim a aliviar as condições de vida extremas dos seus habitantes e a satisfazer as suas necessidades alimentares e educativas e de alojamento.

De forma muito especial, solicitamos que sejam tomadas todas as medidas necessárias para o fornecimento das vacinas covid-19 ao povo saharaui, como elemento essencial para prevenir uma propagação descontrolada da doença, com consequências imprevisíveis no contexto de saúde precária nos campos de refugiados

Sem comentários:

Enviar um comentário