terça-feira, 22 de junho de 2021

Guerra no Sahara Ocidental - Reportagem da RASD TV

 


Lehbib Abdelhay/ECS - - A televisão saharaui, RASD TV, começa a emitir documentários sobre a guerra actual no Sahara Ocidental. Um documentário inédito sobre a actual ofensiva no território, rigorosamente documentado por Mohamed Salem Laabeid, director da televisão, e pelo seu fotógrafo "Saleh", mostra soldados e militares em acção - em alguns casos inéditos - sobre o conflito saharaui e a realidade da guerra na antiga colónia espanhola.

Ontem, domingo, a televisão saharaui difundiu a primeira reportagem documentando algumas das operações militares levadas a cabo pelo Exército de Libertação Popular Saharaui (ELPS), contra posições do exército marroquino entrincheiradas ao longo do muro da vergonha.

Uma equipa de televisão da RASD acompanhou as unidades do Exército de Libertação Popular Saharaui durante bombardeamentos e ataques qualitativos e intensivos levados a cabo pelo 6º Regimento Militar Saharaui na região de Mahbes (nordeste do SO). As imagens exclusivas da televisão saharaui mostram a destruição de bases marroquinas.

O documentário mostra até que ponto as unidades militares saharauis controlam a iniciativa e as provas da execução das operações de bombardeamento em diferentes pontos e em diferentes momentos no mesmo dia.

O documentário de uma hora mostra a bravura das unidades do exército saharaui, que se aproximaram das bases do exército de ocupação marroquino até aos 800 metros, onde realizaram ataques intensos e concentrados de morteiros e artilharia que colocaram as forças ocupantes num estado de confusão, o que foi evidenciado pela resposta aleatória com um contra-ataque confuso onde os seus disparos de artilharia caíram em locais distantes da presença das unidades do exército saharaui.

Os comandantes de campo do exército saharaui salientaram que as forças de ocupação marroquinas vivem num estado de medo e que o moral dos seus soldados está em colapso, especialmente após a morte de um grande número dos seus oficiais e soldados e a fuga de outros da linha da frente da batalha.

O documentário destaca também o papel da juventude saharaui nesta guerra, e a rapidez da sua adaptação às condições impostas pela guerra.


Sem comentários:

Enviar um comentário