terça-feira, 22 de junho de 2021

Marrocos. É principalmente o vírus da pobreza que atinge os agricultores - artigo do ORIENTXXI

 

 A difícil situação económica ligada à pandemia e às graves secas nos últimos dois anos fragilizou os agricultores marroquinos. Enquanto o agronegócio se aguentou no mercado de exportação, as desigualdades agravaram-se no mundo rural, especialmente para os trabalhadores agrícolas, as principais vítimas da Covid-19.


ORIENTXXI - artigo de Salaheddine Lemaizi (em Francês)

Estão 38° à sombra. Estamos numa quinta na região de Ouled Ziane, a 30 km de Casablanca. Nesta planície fértil, alguns agricultores, pressionados em entregar as suas terras a promotores imobiliários, estão a resistir à invasão do betão. Abdelatif, 68 anos, é um dos poucos agricultores que recusam o dinheiro oferecido pelos promotores e seus intermediários, mas a hecatombe de duas estações agrícolas secas amplificada pela crise sanitária da Covid-19 quase o fez mudar de ideias. "Os tempos são difíceis. O pequeno agricultor perdeu tudo este ano", queixa-se o sexagenário.

Para medir a extensão da crise, basta dizer que o valor acrescentado agrícola caiu 7% em 2020 e que a campanha nacional de cereais caiu para 32 milhões de quintais (Mqt) contra 70 Mqt em média para uma boa época agrícola. Hoje, Abdelatif é obrigado a trabalhar à jorna nesta vasta quinta em troca de quatro sacos de trigo de 50 kg, uma lufada de ar fresco para este agricultor empobrecido.

Por outro lado, Hicham, 42 anos de idade, gerente da quinta, conseguiu sobreviver a estes dois últimos anos graças à diversificação da sua atividade. "Para além das culturas de cereais, tenho uma actividade de criação de caprinos e ovinos dedicada a Aïd El-Kebir e uma atividade de engorda dedicada ao meu talho. Apesar dos meios que tenho à minha disposição, as despesas são muito pesadas. Para a agricultura em pequena escala, nem sequer é bom falar», explica ele.

 

QUASE 40% DA POPULAÇÃO É RURAL

A pandemia ofuscou um dos piores anos de seca da década. Na ausência de apoio público eficaz e equitativo, a população rural demonstrou a sua habitual resiliência para ultrapassar esta crise. "Nas zonas rurais, as pessoas já são vulneráveis. Todos os anos, enfrentam o clima rigoroso e os caprichos da economia de mercado", diz Zakaria Kadiri, sociólogo da Universidade Hassan II em Casablanca e especialista no mundo rural. No campo, a população rural teme mais o vírus da miséria do que o vírus Covid-19. O mundo rural representa 39,7% da população marroquina, ou seja, 13,4 milhões de habitantes. Na década de 1960, a população rural diminuiu face à urbanização, mas estabilizou na década de 1990. "O mundo rural não é um mundo social separado, é parte da sociedade como um todo. Nos oásis ou nas planícies, todos foram apanhados de surpresa. Especialmente no que respeita a restrições de viagem", diz o sociólogo Zakaria Kadiri.

Para o um sócio-antropólogo Mohamed Mahdi, as diferenças com o ambiente urbano podem ser observadas na experiência do confinamento. Este académico descreve a vida quotidiana de uma aldeia durante este período: "As pessoas rurais estão confinadas aos seus douars (lugarejos) e não nas suas casas; têm o privilégio de usufruir um grande espaço e escapam ao controlo do tráfego, impossível de exercer pelas autoridades em áreas remotas, fechadas como são a maioria dos douars. O confinamento não suspendeu a atividade agrícola, nem mesmo a atividade social. "

 

DESIGUALDADES PERSISTENTES

Entre planícies e montanhas, entre populações sedentárias e nómadas, a situação do mundo rural é contrastada. Mas continua dominada pela pobreza e desigualdades gritantes em termos de acesso a recursos, terra e água.

Apesar de alguns progressos desde a chegada do Rei Mohamed VI ao trono em 1999, o mundo rural continua mal equipado de infraestruturas públicas de qualidade (saúde, educação, água, eletricidade e saneamento), como é confirmado no recente relatório da Comissão Real para um Novo Modelo de Desenvolvimento. Dois números resumem esta situação de desigualdade. A proporção de pessoas de baixos rendimentos em Marrocos é de 12,7%; 6,8% delas encontram-se em zonas urbanas e 22,9% em zonas rurais. Há 4,5 milhões de pobres no reino, dois terços dos quais (66,4%) vivem em zonas rurais.

Outra característica das zonas rurais marroquinas é a persistência de desigualdades estruturais relacionadas com o estatuto da terra. Assim, nas zonas rurais, os 20% mais abastados têm um rendimento médio anual per capita de 40.700 dirhams marroquinos (DH) (3.800 euros) e detêm mais de metade do rendimento total (52,3%), enquanto que para os 20% menos abastados é apenas de DH 4.900 (460 euros) por pessoa, de acordo com o Alto Comissariado para o Planeamento (HCP). Neste oceano de miséria e desigualdade, a zona rural marroquina é uma terra de enriquecimento para a agricultura em grande escala, principalmente para a exportação. Durante a pandemia, este setor estava em pleno funcionamento.

 

OS TRABALHADORES AGRÍCOLAS, OS GRANDES PERDEDORES

Rumo à planície de Souss, no sul de Marrocos. El Houcine Boulberj é secretário-geral adjunto da Federação Nacional do Sector Agrícola (FNSA), o maior sindicato agrícola do país. Este sindicalista avalia o Covid-19: "A atividade nunca parou. No meio da crise, as unidades responderam à procura do mercado local e depois às exportações", disse ele numa entrevista telefónica. Ao longo da crise, o mundo rural continuou a abastecer o resto do país com alimentos frescos. "Houve uma dicotomia entre segurança alimentar e segurança sanitária", diz o sociólogo Zakaria Kadiri.

Mas os maiores perdedores foram os trabalhadores agrícolas. "Sem proteção suficiente, os trabalhadores foram expostos ao vírus. Isto explica a multiplicação de surtos em Lalla Mimouna no Gharb e depois na região de Souss. Os empregadores agrícolas nada fizeram para proteger os trabalhadores do setor", denuncia o secretário-geral adjunto da FNSA. E de acordo com este sindicato, 1.700 trabalhadores foram despedidos durante este período, que foi no entanto um período florescente para o agronegócio.

Em contraste, nos oásis do sudeste, a mão-de-obra era quase impossível de encontrar. A população rural pôde contar - por uma vez - com os seus filhos trabalhadores migrantes que regressaram às suas famílias após o encerramento das atividades económicas nos grandes centros urbanos (Casablanca, Marraquexe e Agadir).

Para o socio-antropólogo Mohamed Mahdi, a pandemia realçou a dependência do mundo rural "para o abastecimento e mesmo para a alimentação, o comércio e o trabalho".

 

A ESCOLA ABANDONADA

Com base nas suas observações na sua aldeia natal de Tigouliane (500 km a sul de Casablanca) e noutros estudos sociológicos recentes, Mohamed Mahdi observa desde o início que "o mundo rural tem sofrido muito com o confinamento". Ele analisa quatro áreas que sofreram em resultado da pandemia: circuitos comerciais, circuitos produtivos, rendimentos domésticos e a situação do sistema educativo durante este período de um ano e meio.

No caso dos circuitos comerciais, as autoridades marroquinas decidiram, entre Março e Julho de 2020, encerrar os souks (mercados) no campo. Isto teve um impacto na vida quotidiana e nos rendimentos dos agricultores. Devido a estes encerramentos, os agricultores e criadores foram apanhados por intermediários. "Eles vieram até nós para comprar gado a metade do preço, especialmente neste ano de seca, e nós não tivemos escolha durante o confinamento", diz Aziz, um pequeno criador da região de Ouled Ziane.

"As limitações às actividades de transporte e o encerramento das fronteiras tornaram a comercialização de produtos agrícolas muito problemática", observa Mahdi. Este professor da Escola Nacional de Agricultura de Meknes dá o exemplo da comercialização de melancia no Vale de Drâa, onde os produtores estavam sob o jugo de especuladores. A falta de canais de comercialização penalizou os agricultores.

A segunda observação diz respeito à situação do emprego rural. "O confinamento pôs fim à mobilidade da população rural para pequenas cidades e centros próximos, onde poderiam ser contratados como trabalhadores agrícolas", observa Mahdi. Isto é confirmado pelo sindicato dos trabalhadores agrícolas. Mais de 3.000 trabalhadores agrícolas perderam os seus empregos porque já não podiam circular entre as suas cidades de residência e os campos agrícolas durante o confinamento. "Estes trabalhadores nunca receberam qualquer compensação por perda de emprego", lamenta com amargura Boulberj da FNSA.

A terceira consequência do Covid-19 foi o regresso dos trabalhadores migrantes às suas aldeias de origem. Isto resultou numa diminuição do rendimento das famílias. "As famílias foram privadas das transferências que recebiam de membros da família que viviam nas cidades", continua Mahdi. O regresso caótico dos trabalhadores das cidades na altura de Eid El-Kebir (Festa do Sacrifício) em Julho de 2020 contribuiu para o aumento da taxa de contágio em algumas áreas. Este ano, a população rural teme o regresso dos seus familiares no próximo mês de Julho, mas não pode dar-se ao luxo de perder esta festa económica e simbolicamente importante.

Finalmente, o sistema educativo nas zonas rurais tem sofrido muito com o confinamento e a utilização do ensino à distância em áreas com poucos recursos. "A escolarização das crianças nas escolas rurais continua a ser o principal problema. Sem uma rede Internet, um smartphone ou mesmo o dinheiro para pagar uma recarga da Internet, a grande maioria das crianças não tem conseguido seguir as lições", diz Mahdi.

E conclui: "Durante a crise sanitária, a fragilidade e a vulnerabilidade aumentaram bastante e tornaram-se mais visíveis. Perante estas dificuldades, a população rural cai muito rapidamente da precariedade para a pobreza".


Salaheddine Lemaizi

Jornalista freelancer, residente em Casablanca. Recebeu o Grande Prémio de Imprensa Nacional em 2011 e o primeiro prémio de jornalismo de investigação da Associação Marroquina de Jornalismo de Investigação e Free Press unlimited em 2012.

Sem comentários:

Enviar um comentário