quarta-feira, 28 de julho de 2021

Sultana Khaya vítima de tentativa de assasinato

 


ECS. Bojador ocupada. | Salva por alguns centímetros de cair, a conhecida ativista saharaui, Sultana Khaya, que vive nos territórios saharauis ocupados por Marrocos, especificamente na cidade de Bojador, sofreu este meio-dia um ataque com o objectivo de lhe tirar a vida. Um agente das forças de ocupação marroquinas invadiu a açoteia da sua casa com uma grua, apressou-se e prendeu o seu corpo a uma espécie de arpão com o qual presumivelmente a queria empurrar e arrastar através do telhado com o objectivo de atirá-la para a rua de uma altura considerável. Sultana lutou com o "gancho" que o polícia marroquino estava a usar para a puxar para baixo e finalmente escapou por centímetros quando quase metade do seu corpo já estava fora.

Testemunhas oculares, falando com a plataforma de informação saharaui ECS, disseram que a ativista saharaui "salvou-se por milagre".

Sultana Khaya e a sua irmã, Luaara Khaya, sofreram mais um ataque este fim-de-semana pelas forças de ocupação marroquinas, o quinto desde novembro de 2020, quando o regime marroquino a colocou e à sua família sob prisão domiciliária por apoiar abertamente a independência do Sahara Ocidental e reivindicar os seus direitos. Tanto a Frente Polisario, a Amnistia Internacional, a Human Rights Watch, o governo saharaui e várias organizações denunciaram nestes 7 meses de cerco as ações deploráveis e abjetas do regime marroquino com uma activista saharaui que apenas reivindica os seus direitos humanos e políticos reconhecidos pela ONU e pela UA.


Sem comentários:

Enviar um comentário