domingo, 10 de outubro de 2021

Campanha internacional para financiar “Music Box” (3 CDs) a favor da causa saharaui




MADRID (APS) - A associação cultural espanhola Club 44 lançou uma campanha internacional de financiamento público para financiar a edição de um conjunto de três CDs em caixa contendo 44 canções a favor da causa saharaui.

O objetivo deste projeto musical, o segundo do seu género, é sensibilizar os amantes da boa música para a situação do povo saharaui, explica a associação.

 

Músicos bem conhecidos (nomeadamente anglo-saxónicos) participam neste projeto musical, que surge três anos após o primeiro álbum publicado pelo Club 44 sob o título "Singing through the wall. songs for western sahara".

Para o novo álbum, que mantém o mesmo título, nada menos que 44 artistas e grupos responderam ao apelo feito pelo presidente da associação Club 44, Juan Soroeta Liceras, advogado e perito na questão saharaui há mais de trinta anos.

Juan Liceras disse esperar que as canções contidas no álbum de 2021 sejam transmitidas em estações de rádio de todo o mundo devido à qualidade dos artistas que contribuíram para o projeto.

No primeiro álbum, lançado em quatro línguas (basco, espanhol, inglês e francês), as canções deram uma ideia das origens do conflito no Sahara Ocidental e da situação do povo saharaui.

Segundo o presidente da associação, o objetivo da publicação dos dois álbuns é muito mais a sensibilização para a situação do povo saharaui que a angariação de fundos.



"Este projeto dá particular ênfase à situação nos territórios saharauis, que se encontram sob ocupação militar marroquina desde 1975. Informa sobre "as graves violações dos direitos humanos sofridas pelos saharauis nas suas próprias terras" e destaca o papel fundamental desempenhado pelas mulheres na luta contra a opressão, explica Juan Soroeta Liceras.

O presidente da associação salientou que, em grande medida, "o objetivo foi alcançado com o primeiro volume, uma vez que as canções foram transmitidas em mais de 60 estações de rádio em toda a Europa", acrescentando que dois concertos para apresentar os discos foram organizados em Espanha. Club 44 (www.club44.org) é uma associação cultural sem fins lucrativos que organiza concertos desde 2014, particularmente de folclore, country, rock e blues.



Sem comentários:

Enviar um comentário