sexta-feira, 19 de novembro de 2021

"A inação da ONU e da Cruz Vermelha Internacional encoraja Marrocos a continuar as suas violações flagrantes contra Sultana Khaya" - denuncia perita da equipa jurídica internacional de Sultana




SPS 19/11/2021 - Oslo (Noruega), 19 de novembro de 2021 (SPS). Tone Sørfonn Moe, perita internacional em direitos humanos e membro da equipa internacional de advogados de defesa da Sultana Khaya, acredita que é a inação das Nações Unidas e da Cruz Vermelha Internacional que incentiva Rabat a continuar com impunidade estas violações contra os ativistas saharauis.

Falando hoje na Conferência online “Sultana Khaya Solidarity”, organizada pela Comissão Nacional dos Direitos Humanos Saharaui, Tone Moe descreveu algumas das iniciativas empreendidas pela equipa de juristas internacionais em nome da Sultana, especialmente campanhas públicas para a libertação da Sultana e da sua irmã Louaara, diálogo direto e apelo a diversos contactos com organizações de direitos humanos, bem como a emissão de recursos urgentes para os mecanismos especiais da ONU e para o Grupo de Trabalho sobre Detenções Arbitrárias.

A perita norueguesa disse que "há quatro dias, as nossas duas equipas fizeram um apelo urgente aos mecanismos especiais da ONU, pedindo-lhes que fizessem algo para proteger Sultana e Louaara".

A jurista lamenta que "aqueles que podem fazer algo a esse respeito, a ONU, afirma, o CICV e o sistema internacional como um todo, não estão a fazer o suficiente".

E assegura que o trabalho em nome do ativista saharaui não irá parar "enquanto não for feita justiça, não importa quanto tempo este longo e doloroso caminho possa demorar" - adiantou.

Sem comentários:

Enviar um comentário