sexta-feira, 12 de novembro de 2021

FOTOREPORTAGEM - Sahara Ocidental. Marrocos pesca em águas conturbadas e a UE financia




As principais atividades de pesca de Marrocos têm agora lugar ilegalmente no Sahara Ocidental e são acompanhadas por uma migração maciça de trabalhadores marroquinos. Contra o direito internacional, a União Europeia participa nesta colonização marroquina, financiando a construção de aldeias e infraestruturas no litoral saharaui.




O Sahara Ocidental é considerado pelas Nações Unidas um território não autónomo, uma colónia à espera do processo de autodeterminação. Marrocos é considerado a potência ocupante desde a anexação do território em 1975.
Em consequência, a legalidade internacional estipula que Marrocos não pode explorar os recursos naturais do território sem o consentimento explícito do povo saharaui. Como potência ocupante, não pode deslocar a sua população civil para o território que ocupa.
Os dois actores estrangeiros mais importantes no setor das pescas do Sahara Ocidental são hoje em dia a União Europeia e a Rússia.
Desde 2016 que o Tribunal de Justiça da União Europeia sentenciou que o Sahara Ocidental tem um "estatuto separado e distinto" de Marrocos e que nenhum acordo comercial ou de associação da UE com Marrocos pode ser aplicado ao território sem o consentimento explícito do povo saharaui. No entanto, o acordo de pesca Marrocos-UE não foi anulado.
︎︎


De 2014 a 2018, ao abrigo do acordo de pesca UE-Marrocos, a UE terá concedido a Marrocos 56 milhões de euros de ajuda para o desenvolvimento do seu sector das pescas, dos quais mais de 66% foram gastos no desenvolvimento das infraestruturas pesqueiras no Sahara Ocidental - com a aprovação explícita da UE para cada projeto.
Nos termos do direito internacional, "todos os Estados são obrigados a não reconhecer uma situação ilegal resultante da anexação. São ainda obrigados a não prestar ajuda ou assistência na manutenção dessa situação ilegal".
No entanto, Marrocos continua a ocupar, colonizar e explorar os recursos naturais do território, com o apoio da União Europeia.
O apoio da UE à pesca terá contribuído de forma enorme para reforçar a indústria pesqueira marroquina, através do desenvolvimento de uma dúzia de portos e aldeias piscatórias no Sahara Ocidental.



Ao oferecer oportunidades de trabalho aos marroquinos, verificou-se uma migração maciça e está a colonizar a linha costeira.



Com o passar do tempo, os bairros de lata marroquinos espalharam-se pelos portos e em breve serão absorvidos pelas novas cidades. À medida que a exploração dos recursos e a ocupação marroquina progride neste deserto, as hipóteses do povo saharaui exercer o seu direito à autodeterminação reduzem-se.

Sem comentários:

Enviar um comentário