terça-feira, 23 de novembro de 2021

Preocupação com os defensores dos direitos humanos no Sahara Ocidental


Aminatou Haidar, galardoada com o Prémio Right Livelihood 2012

A Right Livelihood – [organização internacional de defesa dos DDHH, criada em 1979 por Carl Wolmar Jakob Freiherr von Uexküll, escritor, conferencista, filantropo, ativista e ex-político] - está profundamente preocupada com a escalada da violência no Sahara Ocidental e, em particular, com as violações cometidas pelas autoridades marroquinas contra os defensores dos direitos humanos saharauis. Entre eles, Aminatou Haidar (laureada em 2017 com o prémio Right Livelihood) e a sua companheira ativista Sultana Khaya, que enfrentam sérias retaliações por terem falado abertamente sobre o direito do povo saharaui à autodeterminação.

Já passou mais de um ano desde que as forças de segurança marroquinas cercaram pela primeira vez a casa de Khaya e a detiveram à força, sem qualquer base legal, a ela e à sua irmã. Desde então, a família de Khayas tem estado sob prisão domiciliária de facto, suportando ataques ilegais e violentos, violações, agressões físicas e sexuais, negação de tratamento médico, exposição à COVID-19 e a substâncias tóxicas.

Khaya é uma mulher saharaui proeminente defensora dos direitos humanos, Presidente da Liga para a Defesa dos Direitos Humanos e contra a Pilhagem de Recursos Naturais, e membro da Instância Saharaui contra a Ocupação Marroquina (ISACOM). Desde Setembro de 2020, quando Aminatou Haidar criou a ISACOM, vários membros da sua direção executiva, incluindo Khaya, têm sido sujeitos a graves violações dos direitos humanos.

A 15 de Novembro de 2021, as forças policiais saquearam a casa da família Khaya de manhã cedo e violaram Khaya e a sua irmã enquanto a sua mãe estava presente. Alguns dias antes, foi noticiado que as forças de segurança marroquinas tinham agredido Khaya e injetado nela uma substância desconhecida que a deixou fisicamente doente. Nesse dia, a sua irmã e a sua mãe idosa foram também atacadas e sexualmente agredidas pelos oficiais, que as ameaçaram de morte.

Haidar e outras companheiras da ISACOM foram também vítimas da polícia marroquina. A 9 de novembro de 2021, foram detidas num posto de controlo em El-Ayoun e impedidas de deixar a cidade para chegar à cidade vizinha de Bojador para visitar Khaya, após os terríveis ataques que ela sofrera. Após a publicação de um vídeo onde Haidar se pronuncia contra a ocupação marroquina, uma ONG marroquina, o Secretariado-Geral da Organização Marroquina dos Direitos Humanos e Anti-Corrupção, apresentou uma queixa ao Procurador-Geral do Tribunal de Cassação de Rabat para investigar Haidar por "incitar contra a integridade territorial do reino", em flagrante violação do seu direito à liberdade de opinião e de expressão.

Em 2021, os Procedimentos Especiais da ONU condenaram repetidamente as represálias contra Khaya, Haidar e outros membros da ISACOM. O Secretário-Geral da ONU António Guterres denunciou ainda o tratamento de Haidar nos seus dois últimos relatórios anuais sobre represálias contra os defensores dos direitos humanos.

A Right Livelihood condena nos termos mais veementes as violações horrendas cometidas contra Khaya e a sua família e apela ao fim imediato das suas detenções domiciliárias de facto. As agressões sexuais e físicas contra elas devem ser imediatamente investigadas, com vista a levar os perpetradores à justiça e a proporcionar soluções.

Finalmente, à luz da deterioração da situação no Sahara Ocidental, apelamos ao Gabinete do Alto Comissário para os Direitos Humanos a enviar urgentemente uma missão de observação aos Territórios Ocupados, a investigar todas as violações dos direitos humanos cometidas contra o povo saharaui e a assegurar o respeito pelas liberdades fundamentais, incluindo a liberdade de expressão, associação e liberdade de circulação. O facto de não se pronunciar contra a injustiça dá licença a Marrocos para agir com total impunidade.

Sem comentários:

Enviar um comentário